Os tempos estão difíceis, tudo está de ponta-cabeça
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-2096.2024.51243Palavras-chave:
Literatura sefardi, Veza Canetti, Viena, Crise, entreguerrasResumo
Este artigo discute as narrativas criadas por Veza Canetti no contexto da grave crise social, econômica, política e moral que atingiu a Áustria no período entreguerras. A destruição do Império Austro-Húngaro teve como uma de suas consequências um período de intensos conflitos políticos na Áustria, no qual o Partido Social-Democrata e as forças conservadoras travaram um embate. Empenhada no projeto reformista da social-democracia austríaca, que se opunha diametralmente ao protofascismo do Partido Cristão-Social, Veza Canetti foi uma autora militante que praticou uma literatura engajada na luta pela libertação dos oprimidos e no feminismo. Sua trajetória pessoal foi profundamente marcada pela prolongada crise austríaca, e sua vinculação à agenda da social-democracia deve ser compreendida a partir de sua tripla condição de exclusão da sociedade vienense como um todo: mulher numa sociedade patriarcal; judia numa sociedade antissemita; sefardi num mundo judaico dominado pelo judaísmo asquenazi.
Downloads
Referências
CANETTI, Elias. Die Fackel im Ohr. Munique: Carl Hanser Verlag, 1980.
CANETTI, Veza. Die gelbe Strasse. Munique: Carl Hanser Verlag, 1990.
CANETTI, Veza. Geduld bringt Rosen. Munique: Carl Hanser Verlag, 1992.
DURZAK, Manfred. Gespräche über den Roman. Suhrkamp Verlag, Frankfurt M., 1976.
KAUL, Christina. „Wiens spanische Juden – ein wenig bekanntes Kapitel österreich-jüdischer Geschichte“. Das jüdische Echo. Vereinigung Jüdischer Hochschüler Österreichs und Jüdischer Akademiker Österreichs. Viena: 1989.
PATZ SIEVERS, Evelyn. Ich bin Spaniolin: Veza Canetti im Focus ihres jüdisch-sephardischen Erbes. 2018. Dissertação: Facultat de Filologia, Universitat de Barcelona. Disponível em: https://www.tdx.cat/handle/10803/523540. Acesso em: 30 set. 2024.
TIETZE, Hans. Die Juden Wiens. Viena: Atelier Verlag, 1980.
WISTRICH, Robert. The Jews of Vienna in the age of Franz Joseph. Oxford: Oxford University Press, 2006.
ZWEIG, Stefan. Die Welt von Gestern. Detmold: Bertelsmann, 1961.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luis Krausz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja The Effect of Open Access).



