Efetividade de mensagens eletrônicas nos telefones celulares na cooperação de pacientes ortodônticos no uso de elásticos, contenção e na presença às consultas

uma revisão sistemática e meta-análise

Autores

  • Bárbara Linhares Brazil do Couto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Amanda Alves Andrade Faculdade Pitágoras
  • Jader Oliva Jorge Grupo de Apoio à Pesquisa Odontológica
  • Lucas Guimarães Abreu Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0003-2258-8071
  • Gabriela Luíza Nunes Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2178-1990.2022.33084

Palavras-chave:

Ortodontia, Mídias sociais, Cooperação do paciente

Resumo

Objetivo: Avaliar o efeito de mensagens por WhatsApp, mensagem de texto (SMS), ou aplicativos na cooperação dos pacientes ortodônticos para usar elásticos, contenção e para não faltar ou atrasar para as consultas.

Métodos: Foram conduzidas buscas em cinco bases de dados eletrônicas, no OpenGrey e Google Scholar sem restrição de data/idioma de publicação. Seleção dos estudos, extração de dados e análise da qualidade metodológica dos artigos com a ferramenta Cochrane foram realizados. Resultados de meta-análises foram apresentados em razão das chances (RC) e intervalo de confiança (IC).

Resultados: Oito estudos foram incluídos. Indivíduos que receberam mensagens por aplicativo apresentaram um número menor de comparecimentos falhos (p < 0,05). Indivíduos que receberam mensagens por WhatsApp obtiveram maior eficácia na correção da má oclusão classe II com elásticos e uma menor diminuição da distância intercaninos (p < 0,05) do que aqueles que não receberam mensagens. Para irregularidade dos incisivos, não houve diferença entre quem recebeu ou não recebeu mensagem de texto (p = 0,92). Entre indivíduos que recebiam mensagens por SMS, o número de comparecimentos à consulta foi maior que o número de não comparecimentos (RC = 15,48; IC = 1,04–230,24), além do maior uso de elásticos (p = 0,001). Não há diferença no comparecimento à consulta entre indivíduos que receberam uma mensagem prévia por SMS e quem recebeu ligação telefônica prévia (RC = 1,11; IC = 0,30 – 4,05), ou quem recebeu e-mail (p > 0,05). A qualidade metodológica variou de baixo a alto.

Conclusão: Mensagens em celulares são eficientes na redução de faltas nas consultas, no número de comparecimentos falhos, no aumento do uso de elásticos e contenção.

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Publicado

2022-10-03

Como Citar

Couto, B. L. B. do, Andrade, A. A., Jorge, J. O., Abreu, L. G., & Souza, G. L. N. . (2022). Efetividade de mensagens eletrônicas nos telefones celulares na cooperação de pacientes ortodônticos no uso de elásticos, contenção e na presença às consultas: uma revisão sistemática e meta-análise. Arquivos Em Odontologia, 58, 109–124. https://doi.org/10.35699/2178-1990.2022.33084

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