Roteiro para interpretação de desenhos

facilitando a abordagem da criança no consultório odontológico

Autores

  • Andreza Cristina de Lima Targino Massoni Universidade de Pernambuco
  • Jainara Maria Soares Ferreira Universidade de Pernambuco
  • Viviane Colares Universidade de Pernambuco
  • Ricardo Cavalcante Duarte Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Técnicas psicológicas, Odontopediatria

Resumo

Um dos aspectos que favorece o atendimento odontológico do paciente infantil é a construção de uma relação de confiança com o profissional, sendo necessário o conhecimento do desenvolvimento psicossocial da criança. O desenho da figura humana constitui uma rica fonte de informações, refletindo as interações do indivíduo com o ambiente. O propósito deste estudo foi elaborar um roteiro para interpretação de desenhos infantis relacionados ao dentista, visando sua utilização na abordagem da criança no consultório odontológico. A amostra constou de 43 escolares da rede pública e privada, da cidade de João Pessoa-PB, na faixa etária de 7 a 12 anos, que fizeram desenhos relacionados à figura do dentista. A interpretação dos desenhos foi feita por duas examinadoras de forma independente e, posteriormente, aplicou-se o coeficiente Kappa a fim de se verificar o nível de concordância. Obteve-se um valor de Kappa considerado ótimo (0,88). Como análise geral, a imagem do dentista apresentou-se predominantemente positiva. O Roteiro proposto para interpretação dos desenhos é um método auxiliar de fácil utilização por cirurgiões-dentistas para obter informações adicionais sobre a percepção da criança da situação odontológica, colaborando com a abordagem do paciente durante o atendimento e favorecendo a relação profissional paciente.

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Publicado

2016-03-14

Como Citar

Massoni, A. C. de L. T., Ferreira, J. M. S., Colares, V., & Duarte, R. C. (2016). Roteiro para interpretação de desenhos: facilitando a abordagem da criança no consultório odontológico. Arquivos Em Odontologia, 44(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/arquivosemodontologia/article/view/3476

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