O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • - A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • - Os autores concordam com os termos proposto pelo Caderno de Ciências Ag´rárias, quanto a autoria, responsabilidade e publicação, e enviarão as Declarações solicitadas.
  • - Os autores observaram cuidadosamente as normas e todos os modelos propostos.
  • Em caso de envolvimento de seres humanos ou animais de experimentação, obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica e foram devidamente ap´rovados em órgãos competentes.
  • A originalidade do trabalho está garantida, podendo, em caso de plágio, o(a) autor(a) responsável pela submissão responder judicialmente sob a acusação de Crime de Violação aos Direitos Autorais, segundo art. 184 – Código Penal.

Diretrizes para Autores

As Normas, procedimentos gerais e especificações especiais sobre o Caderno de Ciências Agrárias são apresentados nesta seção.

TIPOS DE PUBLICAÇÕES

Os manuscritos submetidos ao Caderno de Ciências Agrárias devem ser originais, ainda não relatados ou submetidos em outros periódicos ou veículo de divulgação.  O Periódico  publica ARTIGOS ORIGINAIS, COMUNICAÇÕES TÉCNICAS e REVISÕES DE LITERATURA à convite do comitê editorial .

Podem ser submetidos manuscritos escritos em Português, Inglês ou Espanhol, os manuscritos em língua inglesa terão prioridade na publicação.

ARTIGOS ORIGINAIS: são manuscritos originados de pesquisas e estudos cujos resultados são baseados em dados concretos obtidos experimentalmente, ou coletados na literatura, ou de outras fontes confiáveis. Devem ser basicamente estruturados da seguinte forma: Introdução, Material e métodos, Resultados e discussão, Conclusão e Referências.

COMUNICAÇÕES TÉCNICAS: são manuscritos que descrevem eventos inovadores e muito importantes na área das Ciências Agrárias. Devem ser escritos com foco nos resultados diretos e ou nas propostas originais. Espera-se que as Comunicações apresentem importantes contribuições para a comunidade científica. As comunicações não seguem as divisões clássicas de um artigo original e devem fluir em um texto onde o tema é desenvolvido com foco nas inovações detalhadas e nos outros comentários relevantes.

REVISÃO DE LITERATURA: são manucritos que tragam contribuições cientificas sobre temas importantes na área de Ciências Ag´rárias, definidos pelo comitê editorial.

INFORMAÇÕES SOBRE O PREPARO DOS MANUSCRITOS 

 

  1. Digitação

Deve-se usar a última versão do Word. Fonte Time New Roman. Tamanho 12. Espaçamento 1,5. Justificado. Papel A4. Todas as margens 2 cm. Recuo parágrafo 1 cm. Páginas numeradas na parte inferior direita. Todas as linhas numeradas sequencialmente na versão para avaliação. Os artigos originais devem ser apresentadas em no máximo 15 páginas e as Comunicações Cientificas em no máximo oito páginas. Máximo de 2,0 MB.

 

  1. Autoria

Na versão para avaliação deve-se retirar os nomes dos autores do texto.  Após aprovação os autores serão incluídos. No entanto, somente os autores registrados  no momento do envio do artigo pela plataforma OJS poderão ser incluídos na versão para publicação. Todos os autores devem incluir o ORCID  (informações para criar o orcid estão disponíveis em :https://www.ufmg.br/prpq/wp-content/uploads/2018/02/CriarperfilnoORCID_2017_05_26.pdf)  e  URL para acesso ao currículo lattes, se houver. O número máximo é de  OITO autores.  Deve-se anexar a Declaração de Autoria e Responsabilidade  e Conflitos de interesse assinadas por cada autor. Informações sobre o que se consdera como autoria poderão ser obtidas em:

https://www.abecbrasil.org.br/arquivos/whitepaper_CSE.pdf

https://publicationethics.org/

https://www.councilscienceeditors.org/resource-library/editorial-policies/white-paper-on-publication-ethics/

  1. Estrutura do artigo

Poderão ser escritos em português, inglês ou espanhol. O caderno de Ciências Agrárias publica Artigos Originais e Comunicações Cientificas. Revisões de literatura são publicadas somente à convite dos Editores.

Modelos a serem enviados para avaliação estão disponíveis para auxílio na elaboração dos manuscritos  nas modalidades  Artigos originais e Comunicações cientificas

3.1 Estrutura do texto

a) Título e subtítulo (se houver)

Em negrito. Centralizado. Nome científico só para espécies desconhecidas.

b) Resumo

A palavra Resumo alinhado à esquerda e em negrito. Texto justificado. Mínimo de 140 e máximo de 250 palavras. Não contem citações. Deve apresentar objetivo, metodologia, resultados/discussão e conclusão. Para textos redigidos em português ou espanhol, a versão final deverá apresentar Abstract. Para textos redigidos em Inglês, a versão final deverá apresentar Resumo.

c) Palavras-chave

Justificadas. Máximo de três a cinco palavras. Separadas por ponto. Evitar palavras do título. Para textos redigidos em português ou espanhol, a versão final deverá apresentar Key words. Para textos redigidos em Inglês, a versão final deverá apresentar Palavras-chave.

d) Introdução

A palavra Introdução é alinhada à esquerda e em negrito. Deve-se fazer exposição breve do tema, do problema da pesquisa e relacionando à literatura consultada. Pode conter citações. Objetivos no último parágrafo da introdução.

e) Material e métodos

As palavras Material e métodos  são alinhadas à esquerda e em negrito. Itens e subitens alinhados à esquerda. Negrito. Descrever o material e métodos desenvolvidos. Indicação breve das temáticas e processos. Deve conter citações. Apresentar Análises estatísticas. Números e códigos de processos e comitês de aprovação com humanos ou animais.

f) Resultados e discussão

As palavras Resultados  e discussão  são alinhadas à esquerda e em negrito. Apresentar os resultados em Tabelas e Figuras. A discussão dos resultados deve ser embasada na literatura científica.

g) Conclusão

A palavra Conclusão é alinhada à esquerda e em negrito. Usar o presente do indicativo.  Apresentar a resposta ao problema proposto na Introdução. Destacar as conclusões fundamentadas e sustentadas pela Discussão. 

h) Agradecimentos (Opcional)

A palavra Agradecimentos é alinhada à esquerda e em negrito. Agradecer pessoas e ou entidades relacionadas ao trabalho com a forma de contribuição.

i) Financiamento(Opcional)

A palavra Agradecimentos é alinhada à esquerda e em negrito. Deve-se citar as agências de financiamento que participaram da pesquisa.

j) Aprovação do Comitê de Ética

As palavras Aprovação do Comitê de Ética são alinhadas à esquerda e em negrito. Alinhado à esquerda. Negrito. Citar a aprovação da pesquisa pelos Comitês de Ética da Instituição, com humanos ou animais.

  1. Ilustrações e Equações

Nomear ilustrações apenas por Tabelas e/ou Figuras.

 Modelos de ilustrações e equações estão disponíveis para auxiliar na elaboração de manuscritos.

4.1 Figuras

São inseridas no texto, próximas ao trecho mencionado.  São apresentadas centralizadas na página.

Título centralizado na parte superior com numeração sequencial. Abaixo da ilustração: Legenda, Notas e outras informações pertinentes.

São Figuras:

Gráficos, Fórmulas, Lâminas, Quadros, Figuras, Desenhos, Gravuras, Mapas, Fotografias, etc.

Gráficos gerados em MS Excel.  Fotografias em arquivos separados. Figuras em  formatos GIF ou JPEG  com resolução mínima de 300 dpi.

 4.2 Tabelas

São inseridas no texto, próximas ao trecho mencionado.  São apresentadas centralizadas na página.

Geradas em "Tabela" do Word. Citadas no texto.  ítulo centralizado na parte superior com numeração sequencial.

Abaixo da Tabela: Legenda, Notas e outras informações pertinentes. Proibido colar Figuras como sendo Tabelas.

 

4.3 Equações

São elabordas em editor de equações (Equation) do Word, alinhadas à esquerda no texto e numeradas e precedidas da sigla “Eq.” entre parênteses.

 (Eq. 13)

Padrão de tamanho:

 Inteiro = 12 pt

Subscrito/sobrescrito = 8 pt

Sub-subescrito/sobescrito = 5 pt

Símbolo = 18 pt

Subsímbolo = 14 pt

  1. Recursos linguísticos

 Usar unidades de valores de acordo com o sistema internacional de unidades.

  1. Siglas e abreviaturas

Definir o significado na primeira vez que citar, após sigla ou abreviatura entre parênteses.

7.Citações

Usar o método autor-data.  Sobrenome do autor e o ano de publicação. Texto é documentado ao citar o autor e a data. Citar documento original. Não usar “citado por” ou “Apud”. Citar só obras consultadas. Pode usar o "et  al.” Somente nas citações.

Exemplos de citações são apresentadas para auxiliar na elaboração dos manuscritos

  1. Referências

 A palavra Referências  é alinhadas à esquerda e em negrito.

Padrão autor-data. Referências só de material citado. Referenciar todos os autores. Proibido usar “et al.” nas Referências. Apresnetar Lista completa em ordem alfabética. Recomendado o uso do DOI. Resumir links usando aplicativos próprios. Os autores são responsáveis pela exatidão da suas referências. Referências atualizadas, preferencialmente  nos últimos cinco anos. Abreviar só o nome dos autores. Títulos de periódicos por extenso. Não usar caixa alta (letras maiúsculas). Separar autores por ponto-e-vírgula.  Não usar (&) nas citações e nem na lista de referências.  Não usar grifo ou negrito para destacar qualquer parte da Referência. Usar vírgula para separar o título e o volume do periódico.  Separar números de volume do periódico das páginas por dois pontos. Usar os números completos das páginas. Separar os números de página por um traço (-) página inicial e página final. Indicar a edição  a partir da primeira edição.

Exemplos de Referências são apresentadas para auxiliar na elaboração dos manuscritos

 Finalização para publicação

Após a aprovação, ao autor deverá   deverá enviar cópia do artigo, incluindo autores com suas identificações, resumo e palavras chave em língua estrangeira, conforme modelos.

Modelos de Artigos originais e Comunicações cientificas a serem enviados após aprovação final do manuscrito estão disponíveis aqui para auxilio na elaboração do manuscrito.

FORMAS DE ENVIO

Os manuscritos são submetidos, apenas eletronicamente, na Plataforma OJS- Portal da UFMG no endereço eletrônico: https://seer.ufmg.br/index.php/ccaufmg.

CADASTRO E ACESSO

O cadastro do autor responsável (autor correspondente) e dos demais autores é OBRIGATÓRIO para submissão de artigos online e acompanhamento da tramitação do artigo submetido.  A inclusão da URL do lattes e ORCID com biografia detalhada são necessários. O registro do ORCID está disponível na área de cadastro ou pelo link: https://orcid.org/register  ou em https://www.ufmg.br/prpq/wp-content/uploads/2018/02/CriarperfilnoORCID_2017_05_26.pdf. O e-mail cadastrado será utilizado para comunicação com o autor correspondente. A comunicação é realizada oficialmente e estritamente por meio deste veículo. Antes de finalizar o cadastro, o autor deve concordar com os critérios de privacidade de registro de e-mail, clicando nas duas primeiras opções apresentadas como modelo abaixo:

 ##user.register.form.privacyConsent##

 ##user.register.form.emailConsent##

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA A SUBMISSÃO ON-LINE DE TRABALHOS

Ao clicar em Submissões na aba Sobre a revista” o autor será direcionado para as opções:  Fazer nova submissão ou Ver suas submissões pendentes.

Para fazer nova submissão, será direcionado para um ambiente com cinco abas com acesso a cada uma, sequencialmente. Para acessar o  passo a passo para submissão  clique aqui.

ANÁLISE DOS MANUSCRITOS

A Equipe Editorial analisa os trabalhos antes de submetê-lo ao Comitê Científico. Nessa análise, são considerados aspectos como escopo, apresentação do manuscrito de acordo com as Normas e atendimento aos itens obrigatórios para envio,  (Check list avaliação inicial), incluindo o texto com artigo,  declarações de autores, indicação de possíveis avaliadores e taxa de envio de artigo.

 

Os trabalhos rejeitados nessa etapa serão devolvidos aos autores e os demais serão submetidos à avaliação de revisores especialistas da área técnica do manuscrito.

A avaliação é realizada pelo modelo de dupla revisão às cegas (Double blind review). Nessa etapa são avaliados critérios   quanto à qualidade do trabalho e relevância, formulação de objetivos de forma exata,  clareza da redação, fundamentação teórica, atualização e abrangência da literatura citada, coerência e precisão metodológica, resultados com contribuição científica significativa, discussão dos fatos observados em relação aos descritos na literatura, qualidade das tabelas e figuras, originalidade e consistência da conclusão.

Cada avaliador fará recomendações para o artigo e ainda poderá incluir indicações diretas no texto do artigo avaliado.

Em caso de discordância entre as indicações feitas pelos avaliadores, um terceiro avaliador “ad hoc” será incluído na avaliação.

Os autores receberão o parecer com datas específicas para atender às correções solicitadas, ou com recusa do artigo.

Após conclusão da avaliação e aprovação final, os autores receberão uma cópia de prova para avaliação antes da publicação, que será disponibilizada em fluxo continuo, em ordem de aprovação final.

TAXA DE SUBMISSÃO E DE PUBLICAÇÃO

O envio do trabalho para avaliação, como mencionado anteriormente, deverá ser acompanhado da taxa de submissão realizado via GRU.

Após a aprovação do trabalho, o autor deverá  realizar o pagamento da taxa de publicação do trabalho, realizado via GRU, conforme instruções disponibilizadas na aba

Para acessar informações sobre emissão de GRU e taxas clique aqui.

ACOMPANHAMENTO DA TRAMITAÇÃO DO MANUSCRITO

Qualquer mudança de status do manuscrito submetido e qualquer tipo de decisão serão comunicadas aos autores via e-mail cadastrado no sistema. Porém, cabe ao autor correspondente acompanhar todo o fluxo editorial do manuscrito submetido na plataforma OJ/SEER, uma vez que ele possui a senha para acesso. 

PLAGIO

 É o ato de apresentar, total ou parcialmente, como obra de autoria própria, obra de outrem. 

O plágio é crime previsto no Código Penal Brasileiro e na Lei 9610/98. O artigo submetido ao Caderno de Ciências
Agrárias  passa por detecção de plágio. Todos os membros envolvidos na tramitação do manuscrito, como o Comitê Editorial e Avaliadores, fazem minuciosa análise do artigo  e poderão identificar plágio. Nesse caso, a submissão será rejeitada e arquivada imediatamente. Posteriormente os autores serão informados sobre essa prática

 

Política de Privacidade