Política Avaliação de Artigos e Revisão por Pares
Processo de avaliação por pares (Duplo-Cego)
Caderno de Ciências Agrarais adota o sistema de revisão por pares duplo-cego. Os revisores desconhecem os nomes ou afiliações dos autores e as avaliações dos revisores são encaminhadas aos autores sem a identificação dos mesmos. Os revisores auxiliam os editores no parecer de um artigo. A decisão final é emitida pelo Editor-chefe.
Os autores podem sugerir nomes ao Editor-chefe para figurarem como revisores conforme modelo.
Fluxo do processo de avaliação
A Equipe Editorial analisa os trabalhos antes de submetê-lo ao Comitê Científico. Nessa análise, são considerados aspectos como escopo, apresentação do manuscrito de acordo com as Normas e atendimento aos itens obrigatórios para enviohttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ccaufmg/about/submissions.
A avaliação dos artigos é realizada pelo modelo de dupla revisão às cegas (Double blind peer review). Nessa etapa são adotados critérios , quanto à qualidade do trabalho, relevância, formulação de objetivos de forma exata, clareza da redação, fundamentação teórica, atualização e abrangência da literatura citada, coerência e precisão metodológica, resultados com contribuição científica significativa, discussão dos fatos observados em relação aos descritos na literatura, qualidade das tabelas e figuras, originalidade e consistência da conclusão.
Cada avaliador fará recomendações para o artigo e ainda poderá incluir indicações diretas no texto do artigo avaliado.
Em caso de discordância entre as indicações feitas pelos avaliadores, um terceiro avaliador “ad hoc” será incluído na avaliação.
Os autores receberão o parecer com datas específicas para atender às correções solicitadas, ou com recusa do artigo.
Após conclusão da avaliação e aprovação final, os autores receberão uma cópia de prova para avaliação antes da publicação, que será disponibilizada em fluxo continuo, em ordem de aprovação final.
Qualquer mudança de status do manuscrito submetido e qualquer tipo de decisão serão comunicadas aos autores via e-mail cadastrado no sistema. Porém, cabe ao autor correspondente acompanhar todo o fluxo editorial do manuscrito submetido na plataforma OJS/SEER, uma vez que ele possui a senha para acesso.