Caracterização de consumidores de alimentos orgânicos
uma pesquisa quantitativa realizada em rede social
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2019.15926Palavras-chave:
Agroecologia, Verduras, Aceitação, CustoResumo
O consumo de alimentos orgânicos está em pleno crescimento no mundo. A busca por alimentos mais próximos ao natural, a preocupação com o meio ambiente no processo de produção e segurança alimentar, são os impulsionadores do crescimento deste mercado. São realizadas pesquisas em diversos locais do mundo que buscam conhecer melhor este público consumidor, para traçar as melhores estratégias de venda e fidelização destes. O objetivo deste trabalho foi identificar o comportamento e perfil dos consumidores de produtos orgânicos através de um questionário elaborado em uma plataforma digital e divulgado através de uma rede social. Para tal, foram coletadas informações de renda, idade, motivação de compra, principais alimentos adquiridos, locais de compra de alimentos orgânicos. O questionário foi respondido por 259 pessoas, em setembro de 2018. Os resultados demonstraram que os alimentos orgânicos possuem uma ótima aceitação da população, confirmado pelos 91% de entrevistados substituiriam produtos convencionais por orgânicos, desconsiderando fatores como disponibilidade e preço. Os principais alimentos orgânicos adquiridos são: legumes; verdura e frutas. É possível perceber com este estudo que os principais fatores motivacionais na compra de alimentos orgânicos são aqueles ligados a segurança alimentar e a saúde que esse alimento pode promover. Conclui-se que ainda existe um mercado inexplorado para a comercialização de alimentos orgânicos e que fatores como altos preços e baixa disponibilidade dos alimentos atrapalham o maior crescimento de vendas.
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