Interfaceamentos contemporâneos Tecnologias digitais e tribos urbanas no contexto escolar
Abstract
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre juventudes, tribos urbanas e as interfaces com as tecnologias de informação e comunicação no contexto escolar de Palmas-TO. Foram estudados jovens que se assumem como integrantes de tribos que circulam pela cidade e estudam no Centro de Ensino Médio - CEM. A investigação esteve atrelada a uma perspectiva formativa escolar oficial e a seleção e oferta de conteúdos paralelos, mediados pelas tecnologias digitais, que possibilitam interações coletivas e reorganizam as experiências de vida dos sujeitos. O método, análise de conteúdo, foi adotado para a leitura e interpretação das informações obtidas durante o processo da pesquisa. Os resultados indicam que tipologias distintas de jovens circulam no cenário escolar, convivem com as ofertas das políticas educacionais e formativas e negociam mais sentidos e significados da cultura digital em suas vidas.Downloads
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.