ALUNO-AUTOR: A APRENDIZAGEM DA ESCRITA LITERÁRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
educação, letramento literárioResumo
Estudo etnográfico sobre a experiência de uma escola pública na formação para o letramento literário, especialmente para a escrita do texto literário. Observa uma turma de 4ª ano do ensino fundamental municipal de Curitiba. Parte do conceito de aluno-autor, criado por Catherine Tauveron, para sustentar o argumento de que a escola pode desenvolver nas crianças pequenas, das séries iniciais do ensino fundamental, uma postura de autor. Analisa dois textos produzidos pelos alunos, sendo um deles uma narrativa e o outro uma fábula. A experiência com a escrita literária desenvolvida nesta escola, embora ainda passível de incremento, se presta como um instrumento para os alunos se comunicarem, despertarem a emoção estética, desenvolverem o imaginário, se tornarem autônomos e confiantes ao escrever.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.