ALUNO-AUTOR: A APRENDIZAGEM DA ESCRITA LITERÁRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Elisa Maria Dalla-Bona Universidade Federal do Paraná
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

educação, letramento literário

Resumo

Estudo etnográfico sobre a experiência de uma escola pública na formação para o letramento literário, especialmente para a escrita do texto literário. Observa uma turma de 4ª ano do ensino fundamental municipal de Curitiba. Parte do conceito de aluno-autor, criado por Catherine Tauveron, para sustentar o argumento de que a escola pode desenvolver nas crianças pequenas, das séries iniciais do ensino fundamental, uma postura de autor. Analisa dois textos produzidos pelos alunos, sendo um deles uma narrativa e o outro uma fábula. A experiência com a escrita literária desenvolvida nesta escola, embora ainda passível de incremento, se presta como um instrumento para os alunos se comunicarem, despertarem a emoção estética, desenvolverem o imaginário, se tornarem autônomos e confiantes ao escrever.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisa Maria Dalla-Bona, Universidade Federal do Paraná

 

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação.

 

Professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino. Atua no curso de Pedagogia nas disciplinas de Literatura Infantil, Estágio, Metodologia.

 

 

Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação, Doutora em Ciência da Informação, com pós-doutorado na Universidad Autónoma de Madrid, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Pesquisadora do CNPq.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Dalla-Bona, E. M., & Santiago Bufrem, L. (2023). ALUNO-AUTOR: A APRENDIZAGEM DA ESCRITA LITERÁRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Educação Em Revista, 29(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21057

Edição

Seção

Artigos