ALUNO-AUTOR: A APRENDIZAGEM DA ESCRITA LITERÁRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Keywords:
educação, letramento literárioAbstract
Estudo etnográfico sobre a experiência de uma escola pública na formação para o letramento literário, especialmente para a escrita do texto literário. Observa uma turma de 4ª ano do ensino fundamental municipal de Curitiba. Parte do conceito de aluno-autor, criado por Catherine Tauveron, para sustentar o argumento de que a escola pode desenvolver nas crianças pequenas, das séries iniciais do ensino fundamental, uma postura de autor. Analisa dois textos produzidos pelos alunos, sendo um deles uma narrativa e o outro uma fábula. A experiência com a escrita literária desenvolvida nesta escola, embora ainda passível de incremento, se presta como um instrumento para os alunos se comunicarem, despertarem a emoção estética, desenvolverem o imaginário, se tornarem autônomos e confiantes ao escrever.
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.