ALUNO-AUTOR: A APRENDIZAGEM DA ESCRITA LITERÁRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Elisa Maria Dalla-Bona Universidade Federal do Paraná
  • Leilah Santiago Bufrem Universidade Federal do Paraná

Keywords:

educação, letramento literário

Abstract

Estudo etnográfico sobre a experiência de uma escola pública na formação para o letramento literário, especialmente para a escrita do texto literário. Observa uma turma de 4ª ano do ensino fundamental municipal de Curitiba. Parte do conceito de aluno-autor, criado por Catherine Tauveron, para sustentar o argumento de que a escola pode desenvolver nas crianças pequenas, das séries iniciais do ensino fundamental, uma postura de autor. Analisa dois textos produzidos pelos alunos, sendo um deles uma narrativa e o outro uma fábula. A experiência com a escrita literária desenvolvida nesta escola, embora ainda passível de incremento, se presta como um instrumento para os alunos se comunicarem, despertarem a emoção estética, desenvolverem o imaginário, se tornarem autônomos e confiantes ao escrever.

Author Biographies

  • Elisa Maria Dalla-Bona, Universidade Federal do Paraná
     

    Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação.

     

    Professora do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino. Atua no curso de Pedagogia nas disciplinas de Literatura Infantil, Estágio, Metodologia.

     

     

  • Leilah Santiago Bufrem, Universidade Federal do Paraná
    Mestre em Educação, Doutora em Ciência da Informação, com pós-doutorado na Universidad Autónoma de Madrid, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná, Pesquisadora do CNPq.

Published

2023-05-29

Issue

Section

Artigos

How to Cite

ALUNO-AUTOR: A APRENDIZAGEM DA ESCRITA LITERÁRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. (2023). Educação Em Revista , 29(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21057

Similar Articles

1-10 of 244

You may also start an advanced similarity search for this article.