ALUNO-AUTOR: A APRENDIZAGEM DA ESCRITA LITERÁRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palabras clave:
educação, letramento literárioResumen
Estudo etnográfico sobre a experiência de uma escola pública na formação para o letramento literário, especialmente para a escrita do texto literário. Observa uma turma de 4ª ano do ensino fundamental municipal de Curitiba. Parte do conceito de aluno-autor, criado por Catherine Tauveron, para sustentar o argumento de que a escola pode desenvolver nas crianças pequenas, das séries iniciais do ensino fundamental, uma postura de autor. Analisa dois textos produzidos pelos alunos, sendo um deles uma narrativa e o outro uma fábula. A experiência com a escrita literária desenvolvida nesta escola, embora ainda passível de incremento, se presta como um instrumento para os alunos se comunicarem, despertarem a emoção estética, desenvolverem o imaginário, se tornarem autônomos e confiantes ao escrever.
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2013 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.