O discurso ético do formador para avaliar : a análise do discurso na pesquisa qualitativa em educação
Keywords:
avaliação, ética, formação de adultosAbstract
Este texto apresenta parte de uma pesquisa realizada no campo da formação de adultos contendo questões éticas referentes à avaliação dos formadores. Trata-se de uma abordagem dos posicionamentos éticos dos formadores para avaliar, os quais são identificados através do discurso. Interrogados, exprimem suas dificuldades para avaliar no contexto da formação cujo objetivo é o acompanhamento da elaboração do projeto pessoal e profissional de estudantes universitários franceses incritos no primeiro ano. Apresentamos as modalidades de investigação, abordando a singularidade dos perfis dos formadores participando da pesquisa. O método utilizado, para a análise do corpus constituído pelo discurso dos formadores, emprega categorias da Análise do Discurso. Esperamos contribuir para a difusão deste instrumento de análise em pesquisas qualitativas do campo da educação com os exemplos apresentados.
Additional Files
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Educação em Revista

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.