FORMACAO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISAO INTEGRATIVA

Autores

  • Carine Vendruscolo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marta Lenise do Prado Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Maria Elisabeth Kleba Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Palavras-chave:

Formação de Recursos Humanos, Sistema Único de Saúde, Educação Superior

Resumo

A Revisão Integrativa da Literatura analisou temáticas de estudos relacionados à formação de profissionais orientada para o Sistema Único de Saúde, de 2001 a 2012. Para a busca, em outubro de 2012, utilizaram-se os descritores: “Formação de Recursos Humanos” and “Sistema Único de Saúde”, em consulta ao portal Biblioteca Virtual em Saúde. Foram encontrados 86 trabalhos e 30 contemplavam os critérios de inclusão, os quais foram analisados, identificando-se as dimensões temáticas: Princípios e diretrizes do SUS como orientadores da formação; Necessidades do usuário e dos serviços de saúde e Papel dos diferentes sujeitos e organizações na mudança. Confirma a importância da formação como operadora essencial das mudanças na prática dos trabalhadores da saúde e recomenda a realização de pesquisas com vistas ao fortalecimento dos dispositivos de reorientação da formação e ao aprofundamento do debate. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Enfermeira, Docente do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membro do Grupo de Pesquisa em Educação em Enfermagem e Saúde (EDEN).

Marta Lenise do Prado, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira, Doutora em Filosofia da Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós Graduação da UFSC.

Maria Elisabeth Kleba, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Enfermeira, Doutora em Filosofia pela Universidade de Bremen – Alemanha, convalidado pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSC, docente do Curso de Enfermagem da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó)

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Vendruscolo, C., do Prado, M. L., & Kleba, M. E. (2023). FORMACAO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISAO INTEGRATIVA. Educação Em Revista, 30(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21105

Edição

Seção

Artigos