CARTOGRAFIA DA IMPLANTAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE DESMEDICALIZAÇÃO

Autores

  • DAIANE KUTSZEPA BRAMBILLA Secretaria Municipal de Saúde. Tigrinhos, SC, Brasil.
  • MARIA ELISABETH KLEBA Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • MÁRCIA LUÍZA PIT DAL MAGRO Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Palavras-chave:

Intersetorialidade, medicalização, Programa Saúde na Escola

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma cartografia da implantação e execução do
Programa Saúde na Escola (PSE) e seus efeitos para o processo de desmedicalização em um município
de pequeno porte no sul do Brasil. Trata-se de um estudo cartográfico que contou com participação de
51 profissionais dos setores envolvidos no Programa. Para a produção dos dados foram utilizadas rodas
de conversa, oficina de grupo, análise documental e observação participante. As análises indicam que as
ações realizadas por meio do PSE explicitaram o processo de medicalização no cuidado a educandos,
especialmente com foco na prescrição e uso de psicotrópicos. Por meio da articulação intersetorial
promovida pelo Programa, aproximaram-se os setores Saúde, Educação e Assistência Social,
ampliando-se a compreensão das problemáticas que envolviam os alunos, bem como o leque de ações
promovidas para enfrenta-las. Isso indica o potencial do Programa para o processo de desmedicalização
para o que a intersetorialidade mostrou-se determinante.

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Publicado

30-10-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
CARTOGRAFIA DA IMPLANTAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA (PSE): IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE DESMEDICALIZAÇÃO. edur [Internet]. 30º de outubro de 2020 [citado 24º de dezembro de 2025];36(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37842

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