ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?
Palavras-chave:
EducaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais de adolescência e de aluno ideal a partir dos dados de uma pesquisa sobre os sentidos compartilhados pelos professores acerca da disciplina/indisciplina. Entendemos a adolescência e a indisciplina escolar como fenômenos interacionais, permeados por aspectos culturais e históricos, valores e orientações, experiências de grupos e contextos. Adotamos a Teoria das Representações Sociais e a análise pelos softwares Evoc e Alceste. Participaram 30 professores do Ensino Médio, em quatro escolas de Recife, duas privadas e duas públicas. O adolescente não pode ser um aluno ideal porque é representado pelos professores como desrespeitador, não se preocupa com o futuro, atrapalha o trabalho do professor, além de irreverente e sem limites, o que se aproxima do sentido dado à indisciplina.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.