ADOLESCENTES PODEM SER ALUNOS IDEAIS?

Autores/as

  • Maria de Fátima Souza Santos Universidade Federal de Pernambuco
  • Fátima Maria Leite Cruz Universidade Federal de Penrambuco
  • Rosemberg Cavalcanti Belém Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Palabras clave:

Educação

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar as representações sociais de adolescência e de aluno ideal a partir dos dados de uma pesquisa sobre os sentidos compartilhados pelos professores acerca da disciplina/indisciplina. Entendemos a adolescência e a indisciplina escolar como fenômenos interacionais, permeados por aspectos culturais e históricos, valores e orientações, experiências de grupos e contextos. Adotamos a Teoria das Representações Sociais e a análise pelos softwares Evoc e Alceste. Participaram 30 professores do Ensino Médio, em quatro escolas de Recife, duas privadas e duas públicas. O adolescente não pode ser um aluno ideal porque é representado pelos professores como desrespeitador, não se preocupa com o futuro, atrapalha o trabalho do professor, além de irreverente e sem limites, o que se aproxima do sentido dado à indisciplina. 

Biografía del autor/a

  • Maria de Fátima Souza Santos, Universidade Federal de Pernambuco
    Doutorado em Psicologia pela Universidade de Toulouse le Mirail (França). Professora Titular no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPE. Atua na área da Psicologia Social, mais particularmente na Teoria das Represnetações Sociais abordando tema como adolescência, envelhecimento, família, violência.
  • Fátima Maria Leite Cruz, Universidade Federal de Penrambuco
    Doutorado em Educação. Professora Adjunto do Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais e do Programa de Pós-graduação em Psicologia. Atua na área da Educação e desenvolve trabalhos com a Teoria das Representações Sociais abordando temas como família, inclusão escolar, avaliação.
  • Rosemberg Cavalcanti Belém, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
    Mestre em Psicologia. Psicólogo da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco. Professor da Faculdade de Cièncias Humans ESUDA. 

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Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

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