A Instrução Pública na Província do Paraná no Século XIX: Uma interpretação a partir do testemunho de três alunos

Autores

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos Universidade Federal do Paraná

Resumo

A presente investigação, de cunho historiográfico, toma por fontes duas cartas cuja autoria é atribuída a três alunos que frequentaram duas das escolas públicas da Província do Paraná, no século XIX e que foram publicadas no Jornal “O Dezenove de Dezembro”, em 22 de abril de 1857. O objetivo é identificar que tipo de experiências emergem dessa documentação e o que tais experiências podem representar para o conjunto das interpretações históricas que vêm sendo produzidas majoritariamente, a partir de fontes que tem adultos por autores. Inicialmente, é feita a problematização deste corpus documental, questionando-o sobre sua autoria estudantil bem como as possibilidades que oferece para a produção de conhecimento histórico. Em seguida, são analisadas ambas as cartas, primeiro em separado e depois conjuntamente. Ao final, são apontados os resultados obtidos por meio desta operação historiográfica.

Biografia do Autor

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade Federal do Paraná

    Mestre e Doutorando em Educação pela UFPR. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil (NEPIE). Desenvolve, principalmente, pesquisas na área de história da educação no século XIX, privilegiando os temas ligados à história da escolarização, história da infância e história da educação da criança pela família.

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Instrução Pública na Província do Paraná no Século XIX: Uma interpretação a partir do testemunho de três alunos. (2023). Educação Em Revista , 31(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21171