Educação a Distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior

Autores

  • Eucidio Pimenta Arruda Universidade Federal de Minas Gerais
  • Durcelina Ereni Pimenta Arruda Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Educação a Distância, Política Educacional, Tecnologia Educacional

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a ampliação da educação a distância (EaD) nos diferentes contextos das políticas públicas educacionais brasileiras. O artigo promove uma discussão e análise do histórico de políticas públicas de fomento à Educação a Distância (EaD) e suas implicações para a democratização da educação no ensino superior no Brasil. O crescimento exponencial do número de matriculados na EaD justifica a necessidade de se discutir o caráter democrático do acesso, em contraposição a um discurso que prima pelo atendimento quantitativo do Estado quanto à formação da população brasileira em nível superior. Como resultados, as análises realizadas revelaram uma ampliação da oferta de cursos a distância e um movimento de promoção de políticas públicas “emergenciais” em EaD.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eucidio Pimenta Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Desenvolvi meu Mestrado (2000-2002) e Doutorado em Educação (2006-2009) pela mesma instituição, Trabalhei na Universidade Estadual de Minas Gerais entre 2002 e 2005, nas áreas de Educação, Tecnologia e Metodologia do Ensino de História. Entre 2002 e 2008 trabalhou na Universidade Fumec. Dentre minhas diversas atividades, fui Diretor de EaD, Coordenador do Projeto Veredas, Coordenador do setor de Especialização e desenvolvi diversos projetos de pesquisa e extensão. Trabalhou na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entre julho de 2008 e agosto de 2012, como professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED/FACED/UFU), professor nos cursos de Pedagogia e Comunicação. Atuou ainda como coordenador do curso de Pedagogia a Distância FACED/UAB/UFU e como responsável pela área de Tecnologia do Centro de Educação a Distância da UFU e atuei como avaliador ad-hoc da CAPES/UAB. Atualmente trabalha na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), na área de Políticas Públicas em Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. É Coordenador do setor pedagógico do Centro de Apoio à Educação a Distância da UFMG (CAED).

Durcelina Ereni Pimenta Arruda, Universidade Federal de Uberlândia

Pedagoga. Doutoranda em Educação,Mestre em Educação, Especialista em Planejamento Implementação e Gestão em Educação a Distância e Especialista em Docência no ensino superior, Licenciada em Pedagogia, Bacharel em Turismo.Possui experiência em Educação a Distância nas áreas de supervisão de tutoria, Gestão em Educação a Distância, Produção de material didático para curso de formação de tutores e autores na UFU e UFSCar.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Arruda, E. P., & Pimenta Arruda, D. E. (2023). Educação a Distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. Educação Em Revista, 31(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21204

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.