Caçadores de esperança: a conquista da escrita por jovens hortigranjeiros de Ibirité

Autores

Palavras-chave:

Escrita, Jovens hortigranjeiros de Ibirité

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar um esforço de aproximação do universo simbólico, compartilhado por jovens hortigranjeiros do município de Ibirité, a fim Fe visualizar as suas representações elaboradas em torno do uso da língua escrita.

O universo de sujeitos que participaram da pesquisa cursaram até a “quarta-serie do curso primário”, constituindo –se supostamente num grupo alfabetizado, portanto de supostos usuários da língua escrita.

Esta aproximação permitiu descobrir alguns eixos determinantes das representações formuladas em torno desse objeto de cultura- a Língua Escrita.

Nesse sentido foram apontadas as articulações e contradições existentes entre as práticas de leitura e escrita e o mundo do trabalho, além de descrever as mediações realizadas pela concepção escolar de uso da língua escrita, por outro lado verificou-se a determinação do campo religioso na elaboração de concepções fundamentais que mediatizam as principais práticas de leitura e escrita, e por fim procurou-se demonstrar em que medida estas representações e usos da língua escrita estão articuladas com processos amplos de transformação “roceiro” em cidadão. Trata-se de um processo de transformação de referências de vida no qual o uso da língua escrita termina por ocupar lugar preponderante.

Biografia do Autor

  • Eucidio Pimenta Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais

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    Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Mestre e Doutor em Educação pela UFMG (2002 e 2009). Trabalhou na Universidade Estadual de Minas Gerais entre 2002 e 2005, nas áreas de Educação, Tecnologia e Metodologia do Ensino de História. Trabalhou na Universidade Fumec entre 2002 e 2008, onde desenvolveu atividades como diretor de EaD, Coordenador do Projeto Veredas, Coordenador do setor de Especialização e desenvolvi diversos projetos de pesquisa e extensão. Trabalhou na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) entre julho de 2008 e agosto de 2012, como professor permanente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED/FACED/UFU), professor nos cursos de Pedagogia e Comunicação, coordenador do curso de Pedagogia a Distância FACED/UAB/UFU e como responsável pela área de Tecnologia do Centro de Educação a Distância da UFU. Membro da Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH). Membro da Associação Nacional de História (ANPUH). Desde agosto de 2012 trabalha na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), na área de Políticas Públicas em Educação e Tecnologias de Informação e Comunicação. É atualmente o coordenador do sistema Universidade Aberta do Brasil na UFMG . Autor dos livros: Ciberprofessor: Novas Tecnologias, Ensino e Trabalho Docente (Autentica, 2004), Aprendizagens e jogos digitais (Alinea, 2011) e Fundamentos para o desenvolvimento de jogos digitais (Tekne, 2014). Possui diversos capítulos de livro publicados, bem como artigos em periódicos científicos. Desenvolve projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e FAPEMIG na area de modelagem computacional, formação de professores e ensino e aprendizagem por meio de museus.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Caçadores de esperança: a conquista da escrita por jovens hortigranjeiros de Ibirité. (2023). Educação Em Revista , 8(15). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44719

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