UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI

Autores

  • Luani de Liz Souza Programa de Pós-Graduação em Educação - UDESC Linha de Pesquisa: História e Historiografia da Educação
  • Lisley Canola Treis Teixeira Programa de Pós-Graduação em Educação UFSC Linha de Pesquisa: Sociologia e História da Educação
  • Celso João Carminati Programa de Pós-Graduação em Educação - UDESC

Palavras-chave:

Educação, Materialidade digital na escola, Políticas educacionais – PROUCA

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o Projeto Um Computador por Aluno – PROUCA, como parte das políticas públicas nacionais, na perspectiva de um estudo centrado na cultura material escolar contrapondo práticas e condições da escola com promessas acerca desta materialidade no seu uso. Nesta perspectiva, pretende-se discutir a adoção do programa - Um Computador por Aluno, a partir da experiência no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como recorte o segmento do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, no período de 2010 a 2012. Tal escolha remete à compreensão e análise em torno do percurso de um modelo de laptop na escola, estabelecendo a relação entre a materialidade e alguns elementos suscitados nas práticas realizadas e discursos acerca da inovação a partir deste “novo” objeto escolar.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

de Liz Souza, L., Canola Treis Teixeira, L., & Carminati, C. J. (2023). UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI. Educação Em Revista, 31(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21207

Edição

Seção

Artigos