UM COMPUTADOR POR ALUNO: UM DOS ÍCONES DA MODERNIZAÇÃO DA ESCOLA BRASILEIRA NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO XXI
Palabras clave:
Educação, Materialidade digital na escola, Políticas educacionais – PROUCAResumen
Este artigo tem por objetivo refletir sobre o Projeto Um Computador por Aluno – PROUCA, como parte das políticas públicas nacionais, na perspectiva de um estudo centrado na cultura material escolar contrapondo práticas e condições da escola com promessas acerca desta materialidade no seu uso. Nesta perspectiva, pretende-se discutir a adoção do programa - Um Computador por Aluno, a partir da experiência no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo como recorte o segmento do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, no período de 2010 a 2012. Tal escolha remete à compreensão e análise em torno do percurso de um modelo de laptop na escola, estabelecendo a relação entre a materialidade e alguns elementos suscitados nas práticas realizadas e discursos acerca da inovação a partir deste “novo” objeto escolar.
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