A pesquisa em educação e a qualidade da escola básica: desafios para a Pós Graduação

Autores

  • Luciano Mendes de Faria Filho UFMG

Resumo

Nos inúmeros debates que ora se travam sobre a qualidade da educação básica no país, é muito comum ouvirmos, mesmo de colegas do CNPq e da CAPES, a indagação de como é  possível termos uma pós graduação e pesquisas de excelência na área e, ao mesmo tempo, uma escola básica de qualidade muito discutível. O argumento por detrás desta indagação quase sempre é que a pesquisa na área, apesar de abundante e qualificada, não impacta a qualidade da escola pública brasileira.

De fato, a comunidade de pesquisa em educação é a maior comunidade científica do país segundo os dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: ela reúne mais de 14 mil pesquisadores  em Programas de Pós Graduação das áreas de Educação e Ensino de Ciências e Matemática e alguns  de milhares de alunos de mestrado e doutorado.

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Filho, L. M. de F. (2023). A pesquisa em educação e a qualidade da escola básica: desafios para a Pós Graduação. Educação Em Revista, 31(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21210

Edição

Seção

Artigos