A pesquisa em educação e a qualidade da escola básica: desafios para a Pós Graduação
Resumo
Nos inúmeros debates que ora se travam sobre a qualidade da educação básica no país, é muito comum ouvirmos, mesmo de colegas do CNPq e da CAPES, a indagação de como é possível termos uma pós graduação e pesquisas de excelência na área e, ao mesmo tempo, uma escola básica de qualidade muito discutível. O argumento por detrás desta indagação quase sempre é que a pesquisa na área, apesar de abundante e qualificada, não impacta a qualidade da escola pública brasileira.
De fato, a comunidade de pesquisa em educação é a maior comunidade científica do país segundo os dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: ela reúne mais de 14 mil pesquisadores em Programas de Pós Graduação das áreas de Educação e Ensino de Ciências e Matemática e alguns de milhares de alunos de mestrado e doutorado.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.