Trabalho e educação: a experiência do Instituto João Pinheiro - 1909/1934
Palavras-chave:
Trabalho, Educação, Instituto João PinheiroResumo
Este artigo propõe-se a analisar a utilização do trabalho de meninos abandonados no âmbito do Instituto João Pinheiro. Procura, em primeiro lugar, explicitar as quatro modalidades diferenstes de trabalho-interno agrícola, manual e nas oficinas- existentes na instituição, mostrando como eramdesenvolvidas e quais seus objetivos. Busca, ainda, discutir o caráter de formação técnica e disciplinar destas diferentes atividades e tecer algumas considerações a respeito do papel formativo do sálario pago aos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.