A pesquisa em educação e a qualidade da escola básica: desafios para a Pós Graduação
Resumen
Nos inúmeros debates que ora se travam sobre a qualidade da educação básica no país, é muito comum ouvirmos, mesmo de colegas do CNPq e da CAPES, a indagação de como é possível termos uma pós graduação e pesquisas de excelência na área e, ao mesmo tempo, uma escola básica de qualidade muito discutível. O argumento por detrás desta indagação quase sempre é que a pesquisa na área, apesar de abundante e qualificada, não impacta a qualidade da escola pública brasileira.
De fato, a comunidade de pesquisa em educação é a maior comunidade científica do país segundo os dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: ela reúne mais de 14 mil pesquisadores em Programas de Pós Graduação das áreas de Educação e Ensino de Ciências e Matemática e alguns de milhares de alunos de mestrado e doutorado.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.