A pesquisa em educação e a qualidade da escola básica: desafios para a Pós Graduação

Autores/as

  • Luciano Mendes de Faria Filho UFMG

Resumen

Nos inúmeros debates que ora se travam sobre a qualidade da educação básica no país, é muito comum ouvirmos, mesmo de colegas do CNPq e da CAPES, a indagação de como é  possível termos uma pós graduação e pesquisas de excelência na área e, ao mesmo tempo, uma escola básica de qualidade muito discutível. O argumento por detrás desta indagação quase sempre é que a pesquisa na área, apesar de abundante e qualificada, não impacta a qualidade da escola pública brasileira.

De fato, a comunidade de pesquisa em educação é a maior comunidade científica do país segundo os dados do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: ela reúne mais de 14 mil pesquisadores  em Programas de Pós Graduação das áreas de Educação e Ensino de Ciências e Matemática e alguns  de milhares de alunos de mestrado e doutorado.

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A pesquisa em educação e a qualidade da escola básica: desafios para a Pós Graduação. (2023). Educação Em Revista , 31(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21210