O encontro da arte com a educação: o papel do saber psicológico

Autores

  • Fernando Luiz Zanetti Faculdade de Educação - FE - USP

Palavras-chave:

arte, educação, Psicologia, Pedagogização da Arte.

Resumo

Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa que problematiza o encontro da arte com a educação, no Brasil, nas últimas duas décadas. Realizou-se uma cartografia crítica por meio de um arquivo de artigos de revistas acadêmicas, que pautam de modo prático ou teórico essa relação entre arte e psicologia. Buscou-se apreender as estratégias pelas quais se efetivam as práticas de pedagogização da arte e como a discursividade psicológica participa de sua constituição. Notou-se que a partir do encontro da arte com algumas formas da psicologia, promove-se um dispositivo que assume os valores éticos e estéticos do indivíduo como um processo ativo de se constituir como sujeito via uma estimulação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Luiz Zanetti, Faculdade de Educação - FE - USP
    Doutor, mestre, bacharel, licenciado e possui formação em Psicologia pela Unesp de Assis e fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2013-2015). É associado fundador e diretor da ONG. CIRCUS - Circuito de Interação de Redes Sociais desde 2001. Foi Gestor da Subsede Assis do CRP SP nos anos de 2009 a 2012. Foi professor da Unesp de Assis nos anos de 2007 e 2008, da Faculdade da Alta Paulista - FAP, 2008 - 2013 e das Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO 2012-2013. É professor da Fundação Educacional do município de Assis - FEMA desde 2012 e atualmente é professor da Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO. 

Publicado

30-05-2023

Como Citar

1.
O encontro da arte com a educação: o papel do saber psicológico. edur [Internet]. 30º de maio de 2023 [citado 11º de novembro de 2025];34. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21275

Artigos Semelhantes

1-10 de 1236

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.