O encontro da arte com a educação: o papel do saber psicológico

Autores

  • Fernando Luiz Zanetti Faculdade de Educação - FE - USP

Palavras-chave:

arte, educação, Psicologia, Pedagogização da Arte.

Resumo

Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa que problematiza o encontro da arte com a educação, no Brasil, nas últimas duas décadas. Realizou-se uma cartografia crítica por meio de um arquivo de artigos de revistas acadêmicas, que pautam de modo prático ou teórico essa relação entre arte e psicologia. Buscou-se apreender as estratégias pelas quais se efetivam as práticas de pedagogização da arte e como a discursividade psicológica participa de sua constituição. Notou-se que a partir do encontro da arte com algumas formas da psicologia, promove-se um dispositivo que assume os valores éticos e estéticos do indivíduo como um processo ativo de se constituir como sujeito via uma estimulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Luiz Zanetti, Faculdade de Educação - FE - USP

Doutor, mestre, bacharel, licenciado e possui formação em Psicologia pela Unesp de Assis e fez pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2013-2015). É associado fundador e diretor da ONG. CIRCUS - Circuito de Interação de Redes Sociais desde 2001. Foi Gestor da Subsede Assis do CRP SP nos anos de 2009 a 2012. Foi professor da Unesp de Assis nos anos de 2007 e 2008, da Faculdade da Alta Paulista - FAP, 2008 - 2013 e das Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO 2012-2013. É professor da Fundação Educacional do município de Assis - FEMA desde 2012 e atualmente é professor da Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO. 

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Zanetti, F. L. (2023). O encontro da arte com a educação: o papel do saber psicológico. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21275