Reforma do ensino médio e condição juvenil

Autores

  • Geraldo Leão UFMG

Palavras-chave:

Ensino Médio. Políticas educacionais. Juventude.

Resumo

O artigo aborda traços recorrentes do ensino médio brasileiro com o objetivo de refletir sobre a proposta de reestruturação contida na Lei 13.415/17, antiga Medida Provisória 746/16. Sem a preocupação de fazer uma análise histórica, inicialmente recupera aspectos que caracterizam o ensino médio e que estão presentes na atual legislação. Em seguida discute as suas implicações para a relação dos jovens com esse nível de ensino no contexto atual de sua massificação. O ensino médio é caracterizado como um campo de disputas em torno de diferentes projetos educacionais que se diferenciam em termos de concepções políticas e das perspectivas em relação às questões das juventudes brasileiras.

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Biografia do Autor

Geraldo Leão, UFMG

Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG. Pesquisador do Observatório da Juventude da UFMG.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Leão, G. (2023). Reforma do ensino médio e condição juvenil. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21286