MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938)

Autores

  • GEISA MAGELA VELOSO Unimontes
  • Maria Aparecida Paiva UFMG
  • Cynthia Greive Veiga UFMG

Palavras-chave:

Método global de contos, Leitura compreensiva, Modernidade pedagógica, Práticas alfabetizadoras

Resumo

O artigo tem por objetivo identificar representações sobre o ensino da leitura e analisar a apropriação sobre o método de alfabetização global de contos, visto como modelo pedagógico adequado à renovação das práticas. Tomando o jornal Gazeta do Norte como fonte documental, constatou-se que a cidade de Montes Claros-MG fez adesão à Reforma Francisco Campos (1927-1928), que impôs o método global de contos para alfabetizar com base na compreensão dos textos e não apenas na memorização de unidades linguísticas. Os discursos disseminados ainda indicam que o ensino da leitura deveria possibilitar a pesquisa, a reflexão e o uso da linguagem em diferentes situações comunicativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GEISA MAGELA VELOSO, Unimontes

Profa do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Montes Claros, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais

Maria Aparecida Paiva, UFMG

É doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestre em Educação (área de concentração em Ciências Sociais aplicadas) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979). É professor Associado nível 3, da UFMG (em exercício nesta instituição desde 1980), e foi membro do Comitê Assessor área de Educação da CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.( 2006/2007) Foi membro do Comitê Editorial da Editora da UFMG; é membro do comitê editorial da Revista Educação e Realidade da UFRGS e da Revista Presença Pedagógica. Coordenou (desde 1998) e coordena diversos programas governamentais na área da Educação: PNLD- Programa Nacional do Livro Didático, Língua Portuguesa; PNBE- Programa Nacional de Biblioteca da Escola; Rede Nacional de Formação Continuada de Professores. Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG (1995-1998), diretora da Faculdade de Educação da UFMG (1998-2002) e editora da Educação em Revista da FaE/UFMG( 1996-2001). É pesquisadora do CEALE- Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFMG, onde exerceu a função de coordenadora de relações institucionais (2004-2007) Tem experiência na área da Educação, na área de formação de professores e da Literatura, com ênfase em História e Sociologia da leitura e práticas culturais de letramento e pesquisas sobre leitura, literatura, práticas de leitura, políticas públicas de leitura e processos de produção, circulação e recepção de obras literárias.

Cynthia Greive Veiga, UFMG

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais com atividades docentes e de orientação na graduação e na pós graduação. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), Licenciatura curta em Pedagogia (habilitação Administração e Supervisão da Escola de 1o grau) pelo Instituto de Educação de Minas Gerais (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Realizou pós doutoramento no departamento de História da Universidade de São Paulo (2003). Desenvolve pesquisas em História da Educação investigando principalmente os seguintes temas: processos escolarizadores, docência, educação da infância, relações interétnicas, de gênero e classe social na história da escola, disciplinas escolares; efetua estudos no campo da sociologia processual da abordagem conceitual e teórica do sociólogo Norbert Elias. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq- nível 1D.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-30

Como Citar

VELOSO, G. M., Paiva, M. A., & Veiga, C. G. (2023). MÉTODO DE ALFABETIZAÇÃO GLOBAL DE CONTOS COMO RENOVAÇÃO DAS PRÁTICAS E MODERNIDADE PEDAGÓGICA (1918-1938). Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21295