O HÍBRIDO ENERGIA ENUNCIADO POR PROFESSORES DE FÍSICA E BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL

Autores

  • Rodrigo dos Santos Crepalde UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
  • Orlando Gomes de Aguiar Jr. UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

Palavras-chave:

enunciados híbridos, dialogismo, conceitos cotidianos e científicos, ensino de energia.

Resumo

Apoiados em Bakhtin, partimos da premissa de que, na vida social, os discursos são constituídos por diferentes vozes e por diferentes linguagens sociais e que essas vozes muitas vezes se fundem, se intercalam ou são imbricadas em enunciados híbridos. No contexto da educação em ciências, no que se refere ao conceito de energia, nos interessa investigar como a linguagem social da ciência escolar se relaciona com outras linguagens sociais que fazem parte da cultura de estudantes e professores. Analisamos interações verbais produzidas em grupos focais conduzidos pela problematização do conceito científico e cotidiano de energia por parte de licenciandos em Física e Ciências Biológicas, bolsistas do PIBID. Nas interações produzidas, observamos a bivocalização de discursos por meio da construção de híbridos orgânicos e intencionais. Concluímos afirmando o conceito de híbridos intencionais como uma importante ferramenta de análise dos discursos que perpassam as salas de aula de ciências.

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Biografia do Autor

Rodrigo dos Santos Crepalde, UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Professor Magistério Superior UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, área Educação do Campo/Ensino de Ciências/Ensino de Física.

Orlando Gomes de Aguiar Jr., UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais)

Professor Magistério Superior UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Faculdade de Educação (FAE), Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE).

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Crepalde, R. dos S., & Aguiar Jr., O. G. de. (2023). O HÍBRIDO ENERGIA ENUNCIADO POR PROFESSORES DE FÍSICA E BIOLOGIA EM FORMAÇÃO INICIAL. Educação Em Revista, 34. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21321

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