O FIO E A MISSANGA:

PENSANDO FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA NA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Daniel de Oliveira CREJA, SME-RJ/ FFP UERJ
  • Mairce Araujo Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)

Palavras-chave:

Formação continuada docente, Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização

Resumo

O presente artigo, inscrito na trajetória de uma pesquisa de Doutorado em Educação, problematiza uma forma de compreensão da formação docente, que se dá nos atravessamentos cotidianos a partir de experiências (LARROSA) mobilizadas pelo exercício da docência. Metodologicamente optamos pela pesquisa narrativa e (auto)biográfica, na medida em que esse caminho nos possibilita falar com a escola e a partir da escola, ao invés de falar sobre a escola. O objetivo desse artigo é produzir reflexões que contribuam para o debate sobre essa perspectiva de formação que compreende a experiência como lócus privilegiado da formação docente e a narrativa docente como meio de refletir sobre o vivido na docência, o que nos permitiu compreender como o olhar do outro ajuda a nos formar. Trazemos aqui a narrativa de um processo de aprendizagem da leitura e da escrita, em uma turma de alfabetização da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município do Rio de Janeiro, envolvendo a produção de uma carta, no qual uma estudante e seu professor vivem a experiência do ensinaraprender como acontecimento (GERALDI), colocando questões sobre a teoriaprática alfabetizadora em curso nos cotidianos escolares. Ajudam na reflexão sobre o tema Freire (2014), Garcia e Alves (2002; 2012), Larrosa (2011; 2014) e Geraldi (2015). Na experiência aqui narrada, a relação dialógica entre uma estudante e seu professor, ao longo das aulas, nos permitiu perceber o que esses diálogos vividos revelavam sobre o processo de aprendizagem dessa estudante, ao mesmo tempo em que se constituiu também formativo para o professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel de Oliveira, CREJA, SME-RJ/ FFP UERJ

Doutorando em Educação pela faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor na Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro (SME-RJ), lecionando no Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA).

Mairce Araujo, Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ)

Professora Doutora, Associada da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, Professora do PPGEdu Processos formativos e desigualdades sociais da FFP UERJ (mestrado/doutorado), Procientista, líder do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação: histórias, memórias e formação de professores.

Publicado

2021-08-02

Edição

Seção

Artigos