VÍNCULO DE TRABALHO & ADOECIMENTO DOCENTE:

análise das licenças dos professores da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais

Autores

  • Ralf Martins Fundação João Pinheiro
  • Ana Luiza Gomes de Araujo Fundação João Pinheiro
  • Marina Alves Amorim Fundação João Pinheiro

Palavras-chave:

Professores, Adoecimento, Designação, Rede Estadual de Educação

Resumo

Este artigo aborda as licenças para tratamento de saúde dos professores da educação básica da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais (REE/MG), por tipo de vínculo jurídico de trabalho (efetivo ou designado), no período compreendido entre 2016 e 2018.  Trata-se de um estudo de caso, desenvolvido por meio de pesquisa documental, pesquisa quantitativa (análise descritiva de dados) e realização de entrevistas. Concluiu-se que, curiosamente, os professores designados apresentam um número de licenças menor do que os professores efetivos; entretanto, os seus afastamentos são significativamente mais duradouros. Uma análise apressada desse fato poderia deduzir que, contrariando a hipótese inicial do estudo, os professores efetivos adoecem mais do que os professores designados. Todavia, neste artigo, defende-se que esse é, na verdade, um forte indicativo de que os professores designados padecem de adoecimentos de maior gravidade do que os professores efetivos, o que corrobora a hipótese inicial deste estudo, em termos. Os resultados apontam para o adoecimento no exercício da função de magistério e apresentam um alerta importante a respeito da utilização do vínculo precário da designação, o qual teve recentemente sua inconstitucionalidade parcial declarada pelo Supremo Tribunal Federal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ralf Martins, Fundação João Pinheiro

Curso Superior de Administração Pública da Fundação João Pinheiro.

Ana Luiza Gomes de Araujo, Fundação João Pinheiro

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Mestre em Direito Administrativo pela UFMG

Marina Alves Amorim, Fundação João Pinheiro

Pesquisadora da FJP. Doutora pela UFMG e pela UHB (França).

Publicado

2022-10-27

Como Citar

Martins, R., Gomes de Araujo, A. L., & Alves Amorim, M. (2022). VÍNCULO DE TRABALHO & ADOECIMENTO DOCENTE:: análise das licenças dos professores da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Educação Em Revista, 38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26976

Edição

Seção

Artigos