INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Marcelo Alves Coppi Universidade de Évora - CIEP
  • Isabel Fialho Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora
  • Marília Cid Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora

Palavras-chave:

Literacia científica, Avaliação, Instrumentos, Revisão sistemática de literatura

Resumo

O estudo teve por objetivo analisar instrumentos de avaliação da literacia científica, nesse sentido, foi realizada uma revisão sistemática de literatura (RSL) nas bases de dados B-On, SciELO, Google Académico e RCAAP com vista a identificar estudos que utilizaram instrumentos de avaliação da literacia científica. Os critérios de seleção incluíram artigos publicados entre 1990 e 2020, em português, inglês ou espanhol, que desenvolveram e/ou utilizaram instrumentos de avaliação da literacia científica. Foram excluídos os artigos que não abordaram a literacia científica no título ou no resumo, não citaram instrumentos e resultados da avaliação da literacia científica de alunos, revisões, estudos de casos e artigos que avaliaram disciplinas ou assuntos específicos. Foram identificados 13 instrumentos de avaliação da literacia científica. A maioria dos estudos foi realizada no Brasil, Indonésia e Estados Unidos, predominando as pesquisas com alunos do Ensino Secundário. Os alunos do Ensino Superior foram os que apresentaram resultados mais positivos. As dimensões de literacia científica mais avaliadas relacionaram-se com as diferentes habilidades de literacia científica. A classificação dos inquiridos foi obtida através das frequências descritivas de resposta aos itens, não havendo uma padronização nos processos de categorização dos resultados. Concluímos ser necessária alguma precaução na comparação dos resultados dos estudos, uma vez que muitos instrumentos foram aplicados em níveis de ensino e em contextos diferentes daqueles para os quais foram desenvolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Alves Coppi, Universidade de Évora - CIEP

Possui Graduação, Bacharelado e Licenciatura, em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo (2010), Mestrado em Educação - Formação de Formadores pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). É doutorando em Ciências da Educação pela Universidade de Évora e bolseiro de doutoramento no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora - Portugal. Suas principais áreas de atuação são o Letramento Científico e a Avaliação Pedagógica.

Isabel Fialho, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora

É doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. É docente do Departamento de Pedagogia e Educação e membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UE). Leciona em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento na área das Ciências da Educação. Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais, na área da avaliação de escolas, avaliação de aprendizagens, práticas inclusivas, sucesso académico, aprendizagem colaborativa e tecnologias educativas com publicações nessas áreas. Colabora com a Inspeção da Educação na Guiné e de São Tomé e Príncipe.  Tem coordenado estudos de avaliação e participa como perita em programas nacionais do Ministério da Educação: Avaliação Externa das Escolas (desde 2007) e “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária” (desde 2015).

Marília Cid, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora

É doutorada em Ciências da Educação, professora associada do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, e desenvolve atividade docente nos domínios da avaliação educacional, didática das ciências e investigação educacional. É investigadora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, do qual foi diretora entre 2013 e 2019, e tem participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais nas áreas da avaliação educacional, práticas inclusivas, didática das ciências e sucesso académico. Participa como perita externa no acompanhamento do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e no Programa de Avaliação Externa das Escolas.

Publicado

2023-03-21

Como Citar

Coppi, M. A., Fialho, I., & Cid, M. (2023). INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA LITERACIA CIENTÍFICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37523

Edição

Seção

Artigos