LITERACIA CIENTÍFICA: UM OLHAR SOBRE AS SUAS DIFERENTES INTERPRETAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.48737

Palavras-chave:

conceito de literacia científica, definição de literacia científica, avaliação da literacia científica

Resumo

O estudo teve por objetivo realizar uma abordagem crítica e histórica a respeito do conceito de literacia científica, da definição das palavras que compõem o termo, das suas traduções e da existência de instrumentos desenvolvidos para avaliá-la. Observou-se que um dos motivos para as diversas perspetivas conceituais é o significado da palavra literate, que, no idioma inglês, pode significar ser detentor do conhecimento e, também, ser capaz de ler e escrever. Outra razão é a tradução da palavra literacy, a qual pode originar, no idioma português, as palavras alfabetização, literacia e letramento, assumindo diferentes significados de acordo com a sua interpretação. O conceito de literacia científica também se revela como uma das causas geradoras de imprecisões. O facto de haver uma pluralidade de conceitos faz com que, muitas vezes, a literacia científica seja confundida e limitada à compreensão da ciência. Por fim, a avaliação da literacia científica configura-se como fonte de debate entre os pesquisadores da área, uma vez que existem poucos instrumentos disponíveis na literatura, a maioria deles avalia aspetos e dimensões isolados da literacia científica e a minoria demonstra os processos de validade na sua elaboração. Em síntese, o estudo evidencia as grandes polémicas na literatura que concernem a literacia científica, apresenta as principais razões de tais controvérsias e demonstra que, a despeito destes aspetos, a literacia científica é objeto de pesquisas de âmbito internacional e apresenta-se, de uma forma ampla, como o principal objetivo do ensino de ciências.

Biografia do Autor

  • Marcelo Coppi, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE)

    Licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Camilo, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Bolseiro de Investigação de Doutoramento em Ciências da Educação no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Integra o Conselho de Avaliação da Universidade de Évora. Leciona unidades curriculares de avaliação educacional e investigação em educação no curso de licenciatura em Ciências da Educação. Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais na área da avaliação pedagógica, avaliação de projetos e formação de docentes, com publicações nessas áreas. Suas principais áreas de atuação são a Avaliação Pedagógica, Formação de Professores e a Literacia Científica.

  • Isabel Fialho, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-UE)

    É doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora. É docente do Departamento de Pedagogia e Educação e membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UE). Leciona em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento na área das Ciências da Educação. Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais, na área da avaliação de escolas, avaliação de aprendizagens, práticas inclusivas, sucesso académico, aprendizagem colaborativa e tecnologias educativas com publicações nessas áreas. Colabora com a Inspeção da Educação na Guiné e de São Tomé e Príncipe.  Tem coordenado estudos de avaliação e participa como perita em programas nacionais do Ministério da Educação: Avaliação Externa das Escolas (desde 2007) e “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária” (desde 2015).

  • Marília Cid, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora

    É doutorada em Ciências da Educação, professora associada do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, e desenvolve atividade docente nos domínios da avaliação educacional, didática das ciências e investigação educacional. É investigadora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, do qual foi diretora entre 2013 e 2019, e tem participado em vários projetos de investigação nacionais e internacionais nas áreas da avaliação educacional, práticas inclusivas, didática das ciências e sucesso académico. Participa como perita externa no acompanhamento do Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária e no Programa de Avaliação Externa das Escolas.

Publicado

2025-02-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LITERACIA CIENTÍFICA: UM OLHAR SOBRE AS SUAS DIFERENTES INTERPRETAÇÕES. (2025). Educação Em Revista , 41(41). https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.48737

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