AUTOEFICÁCIA MATEMÁTICA E MOTIVAÇÃO PARA APRENDER NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS
Palavras-chave:
Educação Matemática, motivação para aprender, autoeficácia matemática, licenciatura em PedagogiaResumo
As crenças dos professores sobre sua própria capacidade de aprender Matemática podem
influenciar a forma como se relacionam com essa disciplina, afetando tanto sua aprendizagem quanto a
de seus alunos. Contudo, a relação que muitos futuros professores dos anos iniciais, estudantes de
Pedagogia, estabelecem com a Matemática não é das mais positivas. No presente artigo, analisamos
possíveis relações entre as crenças de autoeficácia matemática de um grupo de licenciandas em Pedagogia
e sua motivação para aprender Matemática. O estudo se fundamentou nas noções de motivação para
aprender e autoeficácia da Teoria Social Cognitiva. A metodologia, de abordagem qualitativa, envolveu
uma pesquisa de intervenção da qual participaram oito licenciandas em Pedagogia de uma universidade
pública do interior de Minas Gerais. Os dados foram produzidos por meio da observação de aulas de
duas disciplinas de Matemática do referido curso, durante dois semestres, bem como de reuniões de um
grupo de estudos constituído pela pesquisadora principal e as oito licenciandas; registros produzidos pelas
participantes do estudo e questionário respondido pelas mesmas. Os resultados evidenciam que, após a
intervenção, houve o fortalecimento das crenças de autoeficácia associados principalmente ao aumento
da frequência de experiências de sucesso, além do desenvolvimento de uma relação mais favorável para
a aprendizagem de Matemática. Além disso, há fortes indícios de aumento da motivação para aprender
Matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.