GRAMSCI E OS INTELECTUAIS, DOS ORGÂNICOS AOS LORIANOS: UMA FACETA PARA PENSAR O BOLSONARISMO

Autores

  • Deise Rosalio Silva Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Intelectuais, Gramsci, lorianismo, educação, bolsonarismo

Resumo

O artigo versa sobre a conceituação de intelectual desenvolvida por Antonio Gramsci, em suas diferentes categorias, abarcando a extensão que adquire no pensamento do autor sardo, buscando elucidar o lugar que os intelectuais assumem na luta política e social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica centrada, principalmente, na produção elaborada por Gramsci durante o período do cárcere. Foram examinados o conjunto dos Cadernos do cárcere, da edição crítica italiana, além de alguns dos mais importantes comentadores do autor e de excertos das Cartas do cárcere. O conceito de intelectual adquire grande amplitude no pensamento gramsciano, pela expressão organizativa e indispensabilidade dessa atuação no delineamento de todo tecido social. Dos intelectuais tradicionais aos orgânicos, cosmopolitas, nacionais-populares e até os contenciosos lorianistas e brescianistas, enquanto agentes fundamentais na difusão e consolidação de concepções de mundo e condutas operantes, assumem papel indispensável em toda organização política, econômica e social. Dessa forma, o compêndio da concepção de intelectual gramsciana mostra-se como recurso relevante também na compreensão do nosso tempo, da atual ordenação do tecido político social brasileiro, que possibilitou a ascensão de Bolsonaro ao poder e, apesar de toda crise vivida, ainda sustenta percentual significativo de apoiadores, elucidando que a sua real superação demandará uma reforma intelectual e moral, ratificando a luta cultural inerente a toda luta política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Rosalio Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo FEUSP (2016). Realizou estágio doutoral em Roma, pela Università degli Studi Roma Tre, com bolsa Capes (2014-2015). Mestre em Educação pela FEUSP (2010). Possui graduação em Pedagogia também pela FEUSP (2005). Foi professora temporária do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da FEUSP (2017-2018). É membro do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente- Gestrado/UFMG. Atualmente é professora doutora adjunta do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Compõe a Coordenação Nacional da International Gramsci Society IGS- Brasil (gestão 2019-2021), o Grupo Gestor da Rede Latino-americana e Caribenha de Estudos Gramscianos e a Coordenação da Oficina Escola Latino-americana de Estudos Gramscianos.

Publicado

2023-02-01

Como Citar

Rosalio Silva, D. (2023). GRAMSCI E OS INTELECTUAIS, DOS ORGÂNICOS AOS LORIANOS: UMA FACETA PARA PENSAR O BOLSONARISMO. Educação Em Revista, 38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/39479

Edição

Seção

Artigos