Na carona da burguesia (Retalhos da história da democratização do ensino)

Autores

  • Miguel G. Arroyo

Palavras-chave:

edução, pedagogia

Resumo

A luta pela democratização de escola voltou, e com destaque. Sua história precisa ser reconstruída. Que motivos levaram políticos, educadores e o próprio povo a defender a democratização do ensino nas diversas fases dessa história? que proposta foram defendidas? que conteúdo democratizante elas continham? quem resistia à sua implementação, ou quem tinha motivos e ainda tem, para temer a instrução do povo? quais projetos educativos foram vencidos, e por quê? Buscar respostas para essas questões na história de nossa formação social é uma tarefa urgente, para que se possa chegar a um maior realismo, político-pedagógico nas lutas atuais pela democratização da escola, em que empenhados tantos profissionais e tantas associações populares. Que estratégia seguir? que carona pegar, para chegar lá e garantir escola para o povo? O artigo reconstrói um momento importante dessa história e sugere algumas lições a serem aprendidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel G. Arroyo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974) e doutorado (PhD em Educação) - Stanford University (1976). É Professor Titular Emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Foi Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, coordenando e elaborando a implantação da proposta político-pedagógica Escola Plural. Acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Arroyo, M. G. (2023). Na carona da burguesia (Retalhos da história da democratização do ensino). Educação Em Revista, 2(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/41203

Edição

Seção

Artigos