Na carona da burguesia (Retalhos da história da democratização do ensino)
Palavras-chave:
edução, pedagogiaResumo
A luta pela democratização de escola voltou, e com destaque. Sua história precisa ser reconstruída. Que motivos levaram políticos, educadores e o próprio povo a defender a democratização do ensino nas diversas fases dessa história? que proposta foram defendidas? que conteúdo democratizante elas continham? quem resistia à sua implementação, ou quem tinha motivos e ainda tem, para temer a instrução do povo? quais projetos educativos foram vencidos, e por quê? Buscar respostas para essas questões na história de nossa formação social é uma tarefa urgente, para que se possa chegar a um maior realismo, político-pedagógico nas lutas atuais pela democratização da escola, em que empenhados tantos profissionais e tantas associações populares. Que estratégia seguir? que carona pegar, para chegar lá e garantir escola para o povo? O artigo reconstrói um momento importante dessa história e sugere algumas lições a serem aprendidas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.