O ensino de Ciências Físicas e a compreensão da realidade: uma experiência metodológica
Palavras-chave:
Ensino, Ciências FísicasResumo
O objetivo do estudo é apontar caminhos para um ensino de Ciências Físicas articulando com a lógica, os interesses e necessidades práticas das camadas su- balternas, colocando-o como instrumento que auxilie na compreensáo da realidade.
A metodologia adotada envolve o resgate da experiência pedagógica do investigador em três níveis.
- percurso de vinte anos de magistério, destacando ae experiéncias inovadoras em cada momento;
- reflexão e análise da experiência pedagógica do mestrado;
- realização da experiência alternativa1° e 2° Graus.
O estudo mostrou que:
(i) — há uma profunda contradição entre o objetivo explicitado pela escola e os resultados alcançados por ela;
ii) — o saber gerado na realidade existencial dos alunos é negado (ou ignorado) pela escola;
(iii) - os alunos oriundos das camadas subalternas têm uma lógica para aprender fundada numa visão integrada da sua realidade;
(iv) — para desenvolver um ensino voltado pafa o atendimento dessas classes, é preciso tomar como ponto de partida esse saber gerado pela experiência enistencial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.