O ensino de Ciências Físicas e a compreensão da realidade: uma experiência metodológica
Palavras-chave:
Ensino, Ciências FísicasResumo
O objetivo do estudo é apontar caminhos para um ensino de Ciências Físicas articulando com a lógica, os interesses e necessidades práticas das camadas su- balternas, colocando-o como instrumento que auxilie na compreensáo da realidade.
A metodologia adotada envolve o resgate da experiência pedagógica do investigador em três níveis.
- percurso de vinte anos de magistério, destacando ae experiéncias inovadoras em cada momento;
- reflexão e análise da experiência pedagógica do mestrado;
- realização da experiência alternativa1° e 2° Graus.
O estudo mostrou que:
(i) — há uma profunda contradição entre o objetivo explicitado pela escola e os resultados alcançados por ela;
ii) — o saber gerado na realidade existencial dos alunos é negado (ou ignorado) pela escola;
(iii) - os alunos oriundos das camadas subalternas têm uma lógica para aprender fundada numa visão integrada da sua realidade;
(iv) — para desenvolver um ensino voltado pafa o atendimento dessas classes, é preciso tomar como ponto de partida esse saber gerado pela experiência enistencial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.