O ensino de Ciências Físicas e a compreensão da realidade: uma experiência metodológica
Palabras clave:
Ensino, Ciências FísicasResumen
O objetivo do estudo é apontar caminhos para um ensino de Ciências Físicas articulando com a lógica, os interesses e necessidades práticas das camadas su- balternas, colocando-o como instrumento que auxilie na compreensáo da realidade.
A metodologia adotada envolve o resgate da experiência pedagógica do investigador em três níveis.
- percurso de vinte anos de magistério, destacando ae experiéncias inovadoras em cada momento;
- reflexão e análise da experiência pedagógica do mestrado;
- realização da experiência alternativa1° e 2° Graus.
O estudo mostrou que:
(i) — há uma profunda contradição entre o objetivo explicitado pela escola e os resultados alcançados por ela;
ii) — o saber gerado na realidade existencial dos alunos é negado (ou ignorado) pela escola;
(iii) - os alunos oriundos das camadas subalternas têm uma lógica para aprender fundada numa visão integrada da sua realidade;
(iv) — para desenvolver um ensino voltado pafa o atendimento dessas classes, é preciso tomar como ponto de partida esse saber gerado pela experiência enistencial.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.