Compreendendo a seleção dos conteúdos num curso de formação docente

Autores

  • Marlucy Alves Paraíso

Palavras-chave:

Conhecimento Escolar, Seleção de Conteúdos, Currículo, Formação Docente

Resumo

O estudo analisa o processo de seleção dos conteúdos curriculares realizado no cotidiano de uma escola  de formação docente. Utilizando a teoria curricular crítica, analiso os dados coletados numa investigação etnográfica, evidenciando o papel que a proposta curricular e os livros didáticos possuem na seleção do conhecimento escolar e no modo como as/os professores/es vêem e lidam com esses materiais. Indico ainda, neste estudo, como as culturas das/os docentes e estudantes interferem pouco na referida seleção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
Compreendendo a seleção dos conteúdos num curso de formação docente. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 24º de dezembro de 2025];13(20-25). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42554