Dispositivo da experimentação e a produção do sujeito Homo experimentalis em um currículo de ciências

Autores

  • Lívia de Rezende Cardoso Doutora em Educação na Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais e Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEDI) da Universidade Federal de Sergipe.
  • Marlucy Alves Paraíso

Palavras-chave:

Currículo, Experimentação, Dispositivo.

Resumo

Em noticiários, cinemas, desenhos, sites de relacionamentos, editais de financiamento, podemos encontrar a experimentação científica sendo discursivamente construída. Neste artigo, ela é analisada como um dispositivo que, em dado momento histórico, respondeu à urgência de se definir o que conta como ciência moderna ou não. Além disso, produziu um sujeito específico da ciência que ganha certos contornos nas aulas de ciências. Argumentamos, aqui, que no discurso do ensino por experimentação aciona-se um conjunto de práticas e de técnicas para fazer aprender diferente e, assim, produzir o Homo experimentalis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em aulas de ciências de uma escola pública de Belo Horizonte durante um ano. Usando ferramentas conceituais foucaultianas, pudemos encontrar demandas ao sujeito desse dispositivo: aquele que duvida, que precisa observar, registrar, testar, teorizar, desqualificar e criticar para alcançar uma autoridade por meio do método científico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lívia de Rezende Cardoso, Doutora em Educação na Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais e Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEDI) da Universidade Federal de Sergipe.

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social - na Linha de Pesquisa Educação Escolar: Instituições, Sujeitos e Currículos - e Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículos e Culturas (GECC) na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta do Departamento de Educação (DEDI) e Coordenadora da Sala Verde da Universidade Federal de Sergipe. Licenciada em Ciências Biológicas (2006) e Mestre em Educação (2009) pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: Currículo, Estudos Culturais e Educação em Ciências.

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Cardoso, L. de R., & Paraíso, M. A. (2023). Dispositivo da experimentação e a produção do sujeito Homo experimentalis em um currículo de ciências. Educação Em Revista, 31(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21203

Edição

Seção

Artigos