O Ensino Médio no Brasil: histórico e perspectivas

Autores

  • Carlos Roberto Jamil Cury

Palavras-chave:

Educação, Política Educacional, Ensino Médio

Resumo

Este artigo pretende mostrar que o ensino médio no Brasil está sob novas realidades: de um lado, as novas determinações legais trazidas pelas Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9.394/96 e pelo decreto nº 2.208797, de outro, a economia internacional sob a nova divisão internacional do trabalho. Na medida em que herda condicionamentos advindos do passado, o estudo explicita as funções que, historicamente, foram atribuídas ao ensino médio no Brasil. Nesse sentido, o ensino médio participa dos embates que se dão nos eixos da modernização conservadora e da ampliação dos espaços de uma cidadania democrática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Cury, C. R. J. (2023). O Ensino Médio no Brasil: histórico e perspectivas. Educação Em Revista, 14(27). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/42630

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.