ANÁLISE DOS IMPACTOS DA DISCIPLINA “ED 707 – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM” NOS DISCENTES

Autores

Palavras-chave:

Afetividade, Pós-Graduação, Pedagogia universitária

Resumo

A dimensão afetiva na mediação pedagógica tem sido objeto de estudo na área educacional desde o final dos anos 90 do século passado, de modo que as produções científicas na área têm buscado compreender o modo como a afetividade relaciona-se com os processos de ensino-aprendizagem. Tendo como base os pressupostos de Vygotsky e Wallon acerca da aprendizagem e da afetividade, o presente artigo tem como objetivo investigar os impactos da disciplina ED707 “Desenvolvimento e Aprendizagem”, ofertada no Programa de Pós-Graduação da FE/Unicamp desde 1988, em discentes que a cursaram. O método envolveu análise documental dos arquivos da disciplina, questionários e entrevistas realizados com alguns estudantes que cursaram a referida disciplina entre os anos de 2009 a 2019. Os dados sugerem que as experiências vivenciadas em sala de aula produziram notáveis impactos na história de vida dos alunos, tanto acadêmica quanto profissionalmente, o que pode explicar a oferta contínua da referida disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Mazzilli Dias, Unicamp

Orientadora educacional na empresa Sim Inova. Mestra em Educação na Universidade Estadual de Campinas, na linha de Psicologia e Educação, orientada pelo Prof. Dr. Sérgio Leite. Membro do Grupo do Afeto (FE/Unicamp). Cursa Psicologia na UniMAX. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", na Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Sérgio Antônio da Silva Leite, Unicamp

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1971), mestrado (1976) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Psicologia Educacional, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e orientação nos seguintes temas: afetividade, alfabetização e letramento, formação de professores, ensino e aprendizagem, ensino superior. Foi Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp, no período de 2008 a 20012. Coordenou, de 2013 a 2017, o EA2- Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, com o objetivo de desenvolver políticas de aprimoramento ao ensino de graduação, em toda a universidade. Coordena o Grupo do Afeto , vinculado ao grupo de pesquisa ALLE/AULA da FE/Unicamp.

Isabella Leão Gasparini, Unicamp

Professora de educação básica I na Prefeitura Municipal de Valinhos. Cursando atualmente o Mestrado Acadêmico em Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sob orientação da Profa. Dra. Ana Lúcia Horta Nogueira (GPPL). Formada em Pedagogia (2018) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Publicado

2023-12-18

Como Citar

Mazzilli Dias, N., da Silva Leite, S. A., & Leão Gasparini, I. (2023). ANÁLISE DOS IMPACTOS DA DISCIPLINA “ED 707 – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM” NOS DISCENTES. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44942

Edição

Seção

Artigos