Trabalho docente, profissionalização e identidade: contribuições para a constituição de um campo de estudo

Autores

  • Álvaro Moreira Hypólito
  • Jarbas Santos Vieira
  • Maria Manuela Alves Garcia
  • Márcia Ondina Vieira Ferreira

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Profissionalismo, Identidade

Resumo

Este artigo descreve a trajetória teórica desenvolvida pelo grupo de pesquisa Processo de Trabalho Docente. Discorre sobre as principais temáticas trabalhadas pelo grupo em torno de análises sobre o trabalho docente, dentre as quais as discussões sobre classe social, profissionalização, sindicalização, relações de gênero e identidade profissional. Por fim indica os caminhos e projetos que estão sendo pensados no momento atual, o que inclui, além daqueles temas já desenvolvidos, debates sobre profissionalização, reestruturação curricular, subjetividade e identidade docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Hypólito, Álvaro M., Vieira, J. S., Garcia, M. M. A., & Ferreira, M. O. V. (2023). Trabalho docente, profissionalização e identidade: contribuições para a constituição de um campo de estudo. Educação Em Revista, 19(37). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45093

Edição

Seção

Dossiê: trabalho docente