TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE
Palavras-chave:
CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIA E PRÁTICAResumo
DISCUTE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 2000. TEM COMO FONTE DE DADOS A LEGISLAÇÃO CURRICULAR QUE INSTITUIU A REFORMA E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE 4 CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES VISUAIS, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS SOCIAIS). A PARTIR DOS ESTUDOS DE MICHEL FOUCAULT SOBRE A GOVERNAMENTALIDADE E A ÉTICA E DE ESTUDOS SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS, MOSTRA OS EFEITOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS INVESTIGADOS. O ESTUDO DEMONSTRA QUE A POLÍTICA OFICIAL REFORÇA O PRAGMATISMO NA EDUCAÇÃO DE PROFESSORES, PROBLEMATIZANDO A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE, IMPLICADA NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR PRÁTICO-REFLEXIVO, NUMA VISÃO REDUCIONISTA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOCENTES.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.