TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE
Palavras-chave:
CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIA E PRÁTICAResumo
DISCUTE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 2000. TEM COMO FONTE DE DADOS A LEGISLAÇÃO CURRICULAR QUE INSTITUIU A REFORMA E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE 4 CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES VISUAIS, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS SOCIAIS). A PARTIR DOS ESTUDOS DE MICHEL FOUCAULT SOBRE A GOVERNAMENTALIDADE E A ÉTICA E DE ESTUDOS SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS, MOSTRA OS EFEITOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS INVESTIGADOS. O ESTUDO DEMONSTRA QUE A POLÍTICA OFICIAL REFORÇA O PRAGMATISMO NA EDUCAÇÃO DE PROFESSORES, PROBLEMATIZANDO A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE, IMPLICADA NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR PRÁTICO-REFLEXIVO, NUMA VISÃO REDUCIONISTA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOCENTES.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.