TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE

Autores

  • Maria Manuela Alves Garcia Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Palavras-chave:

CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIA E PRÁTICA

Resumo

DISCUTE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 2000. TEM COMO FONTE DE DADOS A LEGISLAÇÃO CURRICULAR QUE INSTITUIU A REFORMA E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE 4 CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES VISUAIS, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS SOCIAIS). A PARTIR DOS ESTUDOS DE MICHEL FOUCAULT SOBRE A GOVERNAMENTALIDADE E A ÉTICA E DE ESTUDOS SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS, MOSTRA OS EFEITOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS INVESTIGADOS. O ESTUDO DEMONSTRA QUE A POLÍTICA OFICIAL REFORÇA O PRAGMATISMO NA EDUCAÇÃO DE PROFESSORES, PROBLEMATIZANDO A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE, IMPLICADA NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR PRÁTICO-REFLEXIVO, NUMA VISÃO REDUCIONISTA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOCENTES.

Biografia do Autor

  • Maria Manuela Alves Garcia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE. (2023). Educação Em Revista , 29(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21119

Artigos Semelhantes

1-10 de 1277

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)