TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE

Autores

  • Maria Manuela Alves Garcia Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Palavras-chave:

CURRÍCULO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, TEORIA E PRÁTICA

Resumo

DISCUTE A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 2000. TEM COMO FONTE DE DADOS A LEGISLAÇÃO CURRICULAR QUE INSTITUIU A REFORMA E OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE 4 CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (EDUCAÇÃO FÍSICA, ARTES VISUAIS, MATEMÁTICA E CIÊNCIAS SOCIAIS). A PARTIR DOS ESTUDOS DE MICHEL FOUCAULT SOBRE A GOVERNAMENTALIDADE E A ÉTICA E DE ESTUDOS SOBRE AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES CONTEMPORÂNEAS, MOSTRA OS EFEITOS DA NOVA MATRIZ CURRICULAR NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS INVESTIGADOS. O ESTUDO DEMONSTRA QUE A POLÍTICA OFICIAL REFORÇA O PRAGMATISMO NA EDUCAÇÃO DE PROFESSORES, PROBLEMATIZANDO A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE, IMPLICADA NA FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR PRÁTICO-REFLEXIVO, NUMA VISÃO REDUCIONISTA DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DOCENTES.

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Biografia do Autor

Maria Manuela Alves Garcia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

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Publicado

2023-05-29

Como Citar

Garcia, M. M. A. (2023). TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PRÁTICA COMO TECNOLOGIA DO EU DOCENTE. Educação Em Revista, 29(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21119

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