Debite um analfabeto no seu cartão: a solidariedade com estratégia para alfabetizar a população e desresponsabilizar o Estado
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v22i43.45312Palavras-chave:
Alfabetização de Jovens e Adultos; GovernamentalistaResumo
Adotar analfabetos, multiplicar sujeitos solídáriosa e empresariar o analfabetismo foram considerados neste artigo como práticas "solidárias", cujos efeitos esperados sção a redução do analfabetismo e o aumento da responsabilidade da sociedade civil na solução dos problemas sociais do paíos. Tal argumento foi construído por meio do estudo de uma parceria dos discursos do Programa Alfabetização Solidária (PAS), criado em 1997, como uma política nacional para erradicação do analfabetismo no Brasil. A pesquisa contou com os estudos de governamento e governamentalidade inspirados em Michel Foucault e com a análise de um conjunto de publicações do PAS, editadas periodicamente(1997-2002) com ampla circulação nacional. A pesquisa possibilitou aguçar o olhar para a multiplicidade dos usos da solidariedade nas últimas décadas. Com isso, ao se enredar na racionalidade neoliberal, a solidariedade constitui-se uma estratégia que, ao mesmo tempo, promove a alfabetização de jovens e adultos e pode potencializar a desresponsabilizado do Estado rm relação aos direitos sociais.
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