PROCESSOS DE INCLUSÃO E DOCÊNCIA COMPARTILHADA NO III CICLO EM DISCUSSÃO

Autores

  • Clarice Salete Traversini UFRGS
  • Maria Luisa Merino de Freitas Xavier UFRGS
  • Maria Bernadette Castro Rodrigues UFRGS
  • Maria Isabel Habkcost Dalla Zen UFRGS
  • Nádia Geisa Silveira de Souza UFRGS

Resumo

O artigo analisa a implementação do Projeto de Docência Compartilhada em duas escolas cicladas municipais de Porto Alegre/RS, destacando seus limites e possibilidades. Utiliza-se de ferramentas de inspiração etnográfica, na perspectiva da Educação, dos Estudos Culturais e de investigações foucaultianas. O material empírico abrange registro de reuniões pedagógicas das referidas escolas, observações em salas de aula e análise de produção textual de alunos. A investigação possibilita constatar que o projeto em questão, embora em fase de implementação, apresenta-se produtivo no que tange: ao exercício compartilhado da docência nesta modalidade; à desnaturalização das diferenças entre os alunos; à concretização de aprendizagens cognitivas e sociais, buscando respeitar os tempos e possibilidades desses alunos; e ainda, à paulatina adequação do currículo às exigências desse projeto inclusivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Salete Traversini, UFRGS

Área da Didática, Currículo e Formação Docente- Departamento de Ensino e Currículo- Faculdade de Educação (FACED)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Maria Luisa Merino de Freitas Xavier, UFRGS

Área da Orientação e Supervisão Escolar- Departamento de Estudos Especializados Faculdade de Educação (FACED)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Maria Bernadette Castro Rodrigues, UFRGS

Área da Didática, Currículo e Formação Docente- Departamento de Ensino e Currículo- Faculdade de Educação (FACED)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Maria Isabel Habkcost Dalla Zen, UFRGS

Área da Língua Materna - Departamento de Ensino e Currículo- Faculdade de Educação (FACED)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Nádia Geisa Silveira de Souza, UFRGS

Área da Prática de Ensino de Biologia e Sérieis Iniciais, Departamento de Ensino e Currículo- Faculdade de Educação (FACED)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Traversini, C. S., Xavier, M. L. M. de F., Rodrigues, M. B. C., Dalla Zen, M. I. H., & Souza, N. G. S. de. (2023). PROCESSOS DE INCLUSÃO E DOCÊNCIA COMPARTILHADA NO III CICLO EM DISCUSSÃO. Educação Em Revista, 28(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21010

Edição

Seção

Artigos