Ações afirmativas no acesso à educação Básica

um olhar sobre o Colégio Pedro II

Autores

Palavras-chave:

Educação B´ásica, ações afirmativas, Lei de Cotas, Colégio Pedro II

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a Lei de Cotas (Lei 12.711/12) e demais ações afirmativas implementadas pelo Colégio Pedro II (CPII) e suas contribuições na ampliação de oportunidades educacionais. Buscamos responder a duas questões principais: quais foram as ações afirmativas adotadas em seus processos seletivos de ingresso, ao longo do tempo? E, quais mudanças são percebidas no perfil sociodemográfico dos ingressantes, principalmente a partir da Lei de Cotas? O estudo é exploratório e documental, com análises de cunho descritivo, a partir de dados secundários obtidos no site do CPII e nos microdados do Censo Escolar. Tomamos como referência três coortes de ingressantes no 6º ano do Ensino Fundamental e na 1º série do Ensino Médio regular e integrado, nos anos de 2012, 2014 e 2016. Os principais resultados mostram que, desde 2005, o CPII adota uma política de ação afirmativa para o ingresso dos estudantes com a reserva de 50% das vagas para egressos de escola pública. A partir de 2013, a Lei de Cotas foi implementada no Ensino Médio integrado e regular, acrescentando aos critérios de escola pública já existentes, os critérios de renda, de raça/cor e de pessoa com deficiência. A análise do perfil socioedemográfico dos estudantes reforça a contribuição das políticas de ações afirmativas do CPII e da Lei de Cotas na ampliação de oportunidades de acesso, principalmente de estudantes negros.

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Biografia do Autor

Karina Carrasqueira, PUC-Rio

Cientista social e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pós-doutoranda (PNPD/CAPES) no Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), vice-líder do grupo de pesquisa Gestão e Qualidade da Educação (GESQ/PUC-Rio), professora substituta do Departamento de Educação da UFRJ e membro pesquisadora da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE). Atua nas áreas de sociologia da educação, políticas educacionais e metodologia de pesquisa.

Rosileia Nierotka, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e Graduada em Serviço Social pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, com Especialização em Gestão Social de Políticas Públicas e formação para o Magistério Superior. Graduanda em Pedagogia (EaD) na Unochapecó. Assistente Social na UFFS. Pesquisadora no Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/PUC-Rio). Tem interesse pelos seguintes temas: Ensino Superior; Desigualdades educacionais; ações afirmativas; evasão escolar; acesso e de permanência no ensino superior.

José Maurício Avilla Carvalho, Instituto Articule

Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestre em Administração, com ênfase em Administração Pública pela mesma universidade, e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Consultor de Projetos Sociais no Instituto Articule. Membro do Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/PUC-Rio) e da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE). Atua ainda eventualmente como consultor de pesquisa para alguns institutos e órgãos envolvidos com a gestão pública educacional.

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Carrasqueira, K., Nierotka, R., & Avilla Carvalho, J. M. (2024). Ações afirmativas no acesso à educação Básica: um olhar sobre o Colégio Pedro II. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/46559

Edição

Seção

Artigos