Ações afirmativas no acesso à educação Básica

um olhar sobre o Colégio Pedro II

Autores/as

Palabras clave:

Educação B´ásica, ações afirmativas, Lei de Cotas, Colégio Pedro II

Resumen

El objetivo de este artículo es analizar la Ley de Cuotas (Ley 12.711/12) y otras acciones afirmativas implementadas por el Colegio Pedro II (CPII) y sus contribuciones a la ampliación de las oportunidades educativas. Buscamos responder a dos preguntas principales: ¿cuáles fueron las acciones afirmativas adoptadas en sus procesos selectivos de ingreso a lo largo del tiempo? Y, ¿qué cambios se perciben en el perfil sociodemográfico de los ingresantes, especialmente después de la Ley de Cuotas? El estudio es exploratorio y documental, con análisis descriptivos, a partir de datos secundarios obtenidos de la página web del CPII y de los microdatos del Censo Escolar. Tomamos como referencia tres cohortes de ingresantes en 6º de primaria y en 1º de bachillerato regular e integrado, en los años 2012, 2014 y 2016. Los principales resultados muestran que, desde 2005, el CPII adopta una política de acción afirmativa para el ingreso de alumnos con la reserva del 50% de las vacantes para egresados de escuelas públicas. A partir de 2013, se implementó la Ley de Cuotas en la escuela secundaria integrada y regular, agregando a los criterios ya existentes en la escuela pública, los criterios de renta, raza/color y persona con discapacidad. El análisis del perfil sociodemográfico de los alumnos refuerza la contribución de las políticas de acción afirmativa del CPII y de la Ley de Cuotas en la ampliación de las oportunidades de acceso, especialmente para los alumnos negros.

Biografía del autor/a

  • Karina Carrasqueira, PUC-Rio

    Cientista social e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é pós-doutoranda (PNPD/CAPES) no Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), vice-líder do grupo de pesquisa Gestão e Qualidade da Educação (GESQ/PUC-Rio), professora substituta do Departamento de Educação da UFRJ e membro pesquisadora da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE). Atua nas áreas de sociologia da educação, políticas educacionais e metodologia de pesquisa.

  • Rosileia Nierotka, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e Graduada em Serviço Social pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, com Especialização em Gestão Social de Políticas Públicas e formação para o Magistério Superior. Graduanda em Pedagogia (EaD) na Unochapecó. Assistente Social na UFFS. Pesquisadora no Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/PUC-Rio). Tem interesse pelos seguintes temas: Ensino Superior; Desigualdades educacionais; ações afirmativas; evasão escolar; acesso e de permanência no ensino superior.

  • José Maurício Avilla Carvalho, Instituto Articule

    Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Mestre em Administração, com ênfase em Administração Pública pela mesma universidade, e Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Consultor de Projetos Sociais no Instituto Articule. Membro do Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/PUC-Rio) e da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE). Atua ainda eventualmente como consultor de pesquisa para alguns institutos e órgãos envolvidos com a gestão pública educacional.

Publicado

2024-07-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Ações afirmativas no acesso à educação Básica: um olhar sobre o Colégio Pedro II. (2024). Educação Em Revista , 40(40). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/46559

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