TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E EDUCAÇÃO HÍBRIDA NA AMÉRICA LATINA
UM OLHAR SOBRE DESAFIOS E ESTRATÉGIAS
Palavras-chave:
Educação Híbrida, Transformação Digital, América Latina, Educação e Tecnologias, Covid-19Resumo
Este texto é uma resenha avaliativa do estudo "A transformação digital na educação híbrida: o que estamos fazendo na América Latina?". O artigo revisado destaca a necessidade urgente de abordar a transformação digital na região latino-americana, que é particularmente desafiadora devido às disparidades sociais e limitações de infraestrutura. A pandemia de COVID-19 exacerbou essas dificuldades, evidenciando as desigualdades no acesso à educação e acelerando a integração das tecnologias digitais. A resenha se desenvolve em dois pontos principais do artigo: a relevância da transformação digital para a educação na América Latina e a metodologia utilizada na pesquisa, uma revisão sistemática de literatura (RSL), que permite uma análise bibliométrica detalhada, mas que depende fortemente do rigor metodológico e das escolhas feitas durante a pesquisa. O estudo mostra como a América Latina está respondendo às mudanças trazidas pela crise sanitária global, utilizando tecnologias educacionais e enfrentando desafios, como desigualdades no acesso à tecnologia e a necessidade de capacitação dos docentes. Sem pretenção de esgotar o tema, a resenha conclui destacando a importância de abordagens proativas para uma educação mais inclusiva e acessível, que aproveite as oportunidades da era digital.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.