AVALIAÇÃO EXTERNA BIMESTRAL

ANÁLISE DA TRAJETÓRIA E PROPÓSITOS DA AAP E DA PROVA PAULISTA

Autores

Palavras-chave:

avaliação externa, gerencialismo, gestão educacional, trabalho docente

Resumo

O artigo analisa a trajetória e os propósitos da Avaliação de Aprendizagem em Processo (AAP) e da Prova Paulista na rede estadual de São Paulo, entre os anos de 2011 e 2024. Por meio de pesquisa documental e revisão bibliográfica, investiga-se como essas avaliações externas bimestrais foram implementadas, seus impactos no trabalho docente e suas possíveis contribuições para a melhoria da qualidade da educação. A análise revela um processo de transformações das avaliações ao longo do tempo, marcado pela ampliação dos anos e componentes curriculares avaliados, aumento da frequência de aplicação, mudança de finalidade, alargamento dos objetivos, digitalização e padronização da aplicação, disponibilização dos resultados para a gestão educacional, além do uso dos dados em políticas de responsabilização. Conclui-se que a AAP e a Prova Paulista vêm consolidando um modelo de ensino padronizado, orientado por lógicas de controle e responsabilização, que tende a esvaziar o trabalho docente e a restringir o papel da escola como espaço de formação integral dos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Luis Desiderio, Universidade de São Paulo

    Engenheiro de Produção Mecânica pela USP (2016). Mestrando em Educação pela USP, na área de concentração Estado, Sociedade e Educação. Atualmente, atua como consultor no Ministério da Educação. Tem experiência como professor da educação básica e na formação de professores, com interesse nos seguintes temas: avaliação educacional, políticas educacionais e formação docente.

  • Sandra Maria Zákia Lian Sousa, Universidade de São Paulo

    Doutora em Educação pela USP. Mestra em Educação: Currículo pela PUC-SP. Professora sênior na USP. Membro da diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) de 2005 a 2009. De 2019 a 2023 compõe a diretoria executiva da Associação Brasileira de Políticas e Administração da Educação (Anpae). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política, Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, avaliação educacional, avaliação escolar e ensino.

Publicado

21-05-2026

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

DESIDERIO, Guilherme; SOUSA, Sandra. AVALIAÇÃO EXTERNA BIMESTRAL: ANÁLISE DA TRAJETÓRIA E PROPÓSITOS DA AAP E DA PROVA PAULISTA. Educação em Revista , [S. l.], v. 41, n. 41, 2026. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/60201. Acesso em: 24 jul. 2026.